Museu Théo Brandão marca presença no Caiite 2014

Principal objetivo é promover valorização da Cultura Popular

22/08/2014 18h03 - Atualizado em 22/08/2014 às 18h16
Estudantes em visita ao estande do Museu Théo Brandão

Estudantes em visita ao estande do Museu Théo Brandão

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, vinculado à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), marca presença na 2ª edição do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014) levando até este sábado, 23, uma mostra de suas instalações para o Centro de Convenções, em Jaraguá.

Artigos da loja de artesanato e exemplares da biblioteca do museu estão expostos no estande, bem como alguns itens do seu acervo permanente, composto por peças da coleção doada à Ufal pelo folclorista que dá nome ao museu, além de algumas fotografias da exposição O Índio que você não vê, que esteve exposta de junho até agosto deste ano, na sede do museu, situada na Avenida da Paz, no Centro de Maceió.

Todos os dias dois monitores recebem o público visitante, na sua maioria, estudantes, para apresentar as atividades do museu, que de acordo com o membro da assessoria de comunicação do órgão, Victor Sarmento, tem como destaque os laboratórios de restauração fotográfica, trabalhos de conservação visual e audiovisual que podem ser visitados no horário de visitação do museu. Ele também fez questão também de destacar a conclusão da primeira turma da especialização em Antropologia, realizada em parceria com o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Ufal, no último semestre, que, de acordo com ele, é um ganho geral para a sociedade.

Para o monitor Kleyton Farias, a principal conquista da participação no Caiite 2014 é incentivar a valorização da cultura popular nordestina e a visitação ao museu. “A visitação ao estande é uma forma de incentivar a valorização a cultura popular regional, que, hoje, não é valorizada como deveria e divulgar o trabalho que o museu realiza, principalmente em torno da conservação do patrimônio cultural do Estado e conseguir mais visitantes para nossa sede”, ressaltou.