Liga Acadêmica de Inovação em Engenharia se apresenta no Caiite 2014

Alunos do Unifal acompanharam a apresentação na noite da última quarta-feira

21/08/2014 17h47 - Atualizado em 23/08/2014 às 00h59
Taynah Machado, Lucas Oliveira e Anthony Teixeira são alguns dos membros da Liga

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Um grupo de alunos dos cursos das Engenharias Química (2) e Civil (12) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) se juntou para formar a Liga Acadêmica de Inovação em Engenharia. Na noite da última quarta-feira, 21, eles se apresentaram para alunos da União das Faculdades de Alagoas (Unifal), durante o 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014), apontando as características do projeto e o que, na geral, são as ligas universitárias.

As ligas surgiram no projeto Na Prática da Fundação Estudar. Daí, surgiu a incubação de ligas pelo país, foi publicado um edital, nos inscrevemos e já temos quase um ano de atividades. Por exemplo, sentimos que a universidade tava distanciada do mercado e tentamos fazer com que esse vínculo voltasse forte porque mercado mais academia só pode gerar coisas boas”, explicou Taynah Machado, uma das integrantes da Liga e aluna do 4º período de Engenharia Civil.

Segundo ela, esse distanciamento motivou os estudantes a efetuarem uma mudança. “Hoje, a gente faz pesquisas a partir das demandas do mercado. Fazemos em uma construtora de Maceió e desenvolvemos quatro pesquisas: na parte de gestão, segurança do trabalho, subcontratos e otimização de processos com o uso de tecnologia móvel na obra. Agora, para o início de setembro, pretendemos lançar o projeto Realiza, cuja finalidade é promover coleta seletiva e reciclagem no prédio do Ctec [Centro de Tecnologia], disse.

O estudante Lucas Oliveira, também do 4º período, explicou que os resíduos coletados serão repassados para a Cooperativa de Recicladores de Alagoas. Segundo ele, desde 2010 foi implantada uma lei que regulamenta o descarte de resíduos e, até este ano, poucos foram os municípios que se adequaram ao decreto, que também abrange as instituições de ensino. “A partir dessa iniciativa, vamos tentar recolher tais resíduos e doar os recursos para a Cooperativa, para tentar incrementar a renda dos cooperados que depende do lixo. Com isso, a gente tenta incitar a educação ambiental, que é muito importante e contribuir, também, com o meio ambiente do Estado”, salientou Lucas.

Na opinião de Anthony Teixeira, do 3º período de Engenharia Civil, o Realiza consiste em implantar uma ação simples que dificilmente é realizada. “Basicamente, implantar uma coisa que é tão simples, mas que dificilmente as pessoas tem essa ação. Além disso, ajudar a Cooperativa. Inicialmente, vamos fazer no Ctec, depois temos a intenção de implantar em toda a Ufal”, comentou. Segundo ele, participar da Liga lhe deixa feliz por ter a oportunidade de conhecer, não só a teoria como vê durante o curso, mas a vivência do que pode acontecer numa obra.

Estamos aptos a construir, mas existem certos problemas na obra, por exemplo, que a gente não tá 100% preparado. E, pra mim, participar da Liga é um privilégio, a gente está em fase de implantação, buscando nosso espaço. A gente precisa que, com os frutos da Liga, como o Realiza e algumas palestras sobre segurança no trabalho já realizadas, fazer com que os demais estudantes vejam isso como uma ponte, pois a gente aprende para repassar pra eles”, concluiu.

Hoje, dos 14 alunos que integram o grupo, 7 estão em fazendo intercâmbio, mas os que aqui estão, seguem firmes com os propósitos da iniciativa. Até este sábado, 23, eles estão com estande no Caiite 2014, localizado no Corredor da Inovação, apresentando-se para quem quiser conhecer o projeto. Curta a fanpage para outros detalhes.