Lançamentos da Edufal reúnem pesquisadores nacionais e internacionais no Caiite 2014

Atividade faz parte do 5º Encontro Internacional de História Colonial

22/08/2014 16h17
Lançamentos da Edufal reúnem pesquisadores nacionais e internacionais

Diana Monteiro – jornalista

A Praça de Lançamento da Editora Universitária (Edufal) teve, na noite da última quinta-feira (21), o seu ponto alto de atividades com o lançamento de oito livros de autores locais e nacionais, uma atividade do 5º Encontro Internacional de História Colonial que tem a participação de pesquisadores brasileiros e estrangeiros dessa área.

No evento, bastante concorrido, foram lançados os seguintes livros: Igreja e Inquisição no Brasil – agentes, carreiras e mecanismos de promoção social Século XVIII, de Aldair Rodrigues; O Sumário das Armadas – guerras, missões e estratégias discursivas na conquista do rio Paraíba, de Adriel Fontenele Batista; História da Amazônia em Doze Olhar, de Amauri Oliveira e Eduardo Oliveira Gomes da Silva Filho; Mestiço: Entre o Mito a Vitória e a História – Reflexões sobre a mestiçagem, de Eliane Gracindo Sá; e Viagens do Olhar – Relato de viajantes e a construção do sertão brasileiro, 1783 – 1822, de Tiago Bonato.

Também foram lançados os títulos: Um só corpo, uma só carne, casamento, cotidiano e mestiçagem no Recife Colonial 1790 – 1800 (segunda edição), de Gian Carlo de Melo Silva; e a Coleção: O Brasil Colonial, de João Fragoso e Maria de Fátima Gouvêa 1443 – 1580. Os livros podem ser adquiridos no estande da Edufal – Centro de Convenções.

Coleção Nordeste
A noite de quinta-feira também foi marcada pelo lançamento de mais um título da Coleção Nordeste denominado de Índios de Alagoas: História e Sociedade, pelo Grupo de Estudos e Pesquisa de Direito Internacional e Meio Ambiente (Nedina), coordenado pelo pesquisador e professor Luiz Sávio de Almeida.

Já são 15 anos de estudos sobre os índios alagoanos e o trabalho tem como principal parceira a Universidade Federal de Alagoas na contribuição à pesquisa e na publicação. O Campus do Sertão contribuiu com o texto sobre Arqueologia: “É uma honra muito grande para a Edufal publicar mais um título da importante Coleção Nordeste”, frisou a diretora Stela Lameiras.

Integram também o Grupo de Estudos e a nova edição: Amaro Leite da Silva, Alessandra Marchioni, e José Ivanilson Silva.