Curso de Pedagogia do Sertão implanta Brinquedoteca

Iniciativa tem como objetivo contribuir com o processo de formação inicial dos estudantes do curso

11/08/2014 18h28 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Curso de Pedagogia do Sertão implanta Brinquedoteca

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O curso de Pedagogia do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) implantou uma Brinquedoteca. Dentre os objetivos, a iniciativa visa contribuir de forma consistente no processo de formação inicial dos estudantes do curso, além de promover oficinas cujas experiências propiciem ampliação sobre o universo da infância, tendo em vista a compreensão da brincadeira como atividade principal da criança pequena.

A sala em que a Brinquedoteca foi implantada recebeu o nome de Sala Lev Semenovich Vigotski em homenagem ao psicólogo russo, considerado como um dos pioneiros nas pesquisas sobre a criança e a importância das interações através dos jogos e brincadeiras. “Trata-se de um espaço de pesquisa, estudo, ensino e extensão, principalmente por abrigar o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância no Semiárido de Alagoas [Nepis]”, disse a professora Ana Maria dos Santos, coordenadora do Núcleo.

Ainda segundo a professora, a Brinquedoteca é um espaço voltado para atividades que estejam relacionadas às disciplinas de Saberes e Metodologias da Educação Infantil, Língua Portuguesa, Matemática, Arte e Educação, assim como às atividades do Pibid de Pedagogia e demais projetos de extensão. “Todas essas atividades necessitavam de um espaço específico que agora foi suprido com a Implantação da Brinquedoteca, o qual também está aberto à comunidade externa”, disse Ana Maria.

Sobre o Nepis

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Infância no Semiárido de Alagoas (Nepis) promove, em parceria com a Rede de Educação Infantil de Alagoas e com o Centro de Educação (Cedu) cursos de aperfeiçoamento e formação continuada para professores das redes municipais das que compõem a Região do Semiárido alagoano.

Além disso, o Nepis tem promovido encontros com professores das redes municipais de ensino da Região, bem como com crianças de instituições públicas de educação infantil e estudantes do Curso de Pedagogia para a promoção de contação de histórias, encenação de peças teatrais baseadas em livros de autores reconhecidos na produção literária voltada para a criança.