Canto Guerreiro é a canção vitoriosa do 5º Festival de Música da Ufal

Consolidado, evento encerra com chave de ouro a programação do Caiite 2014 e já almeja próxima edição

25/08/2014 13h21 - Atualizado em 29/08/2014 às 16h21
Rocklane recebe o prêmio das mãos do reitor Eurico Lôbo

Rocklane recebe o prêmio das mãos do reitor Eurico Lôbo

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

O relógio apontava 1h30 da madrugada do último domingo, 24, quando o cantor João Bosco encerrava seu show no 5º Festival de Música da Universidade Federal de Alagoas (Femufal) fazendo o publico que lotou o Teatro Gustavo Leite cantar em uma só voz os versos a seguir: Arco-íris crepom, nada vai desbotar, brinquedo de papel machê. Quem estava lá pode fechar os olhos e lembrar, exatamente, deste momento que, logo em seguida, recebeu uma chuva de aplausos vibrantes e um sincero agradecimento de Bosco.

Só que o show não pode parar e o momento mais esperado da noite chegou: conhecer os vitoriosos do Femufal. Na categoria melhor intérprete, a cantora Kyssia Barros foi a vitoriosa, com a canção Livres para Amar, cuja apresentação foi bastante aplaudida. O terceiro lugar ficou com Felipe Burgos e a música Cais Vermelho. Já o Samba do Convite, de Gustavo Gomes, conquistou o segundo lugar do festival. Mas nada superou a força de um Canto Guerreiro, canção consagrada como a grande vitoriosa do 5º Femufal.

A letra foi composta pelo estudante da Faculdade de Serviço Social (FSSO), Rocklane, que conversou com a reportagem minutos depois de subir ao palco e receber o prêmio das mãos do reitor Eurico Lôbo. Para ele, a conquista é realização de um sonho. “Não tenho palavras para descrever a felicidade que sinto nesse momento. É um sonho que eu já tinha visualizado há muito tempo, porque a música tem essa magia e, agora, isso está se realizando… É o primeiro festival que participo e, já começar assim, fantástico!”, vibrou.

Segundo ele, a inspiração para compôr veio pelo amor à terra. “É um fruto de muito trabalho e dedicação à música e amor a nossa terra. Eu vim pra passar uma mensagem, pois acredito que a música tem um papel fundamental de dar voz à realidade das coisas e a gente vive numa terra maravilhosa, mas que existem muitos problemas e não podemos esquecer isso. Eu vim passar uma mensagem, cantar o que eu sinto, o que eu vejo e deu certo, estou muito feliz”, comemorou.

Um dos jurados foi o professor Niraldo de Farias, que falou sobre os critérios de julgamento. “O que se julga mais é a música, embora a letra seja importante por passar a mensagem da música. No caso da canção popular, é o casamento da lírica com a música/letra que leva a canção a ser escolhida”, salientou, sugerindo a continuidade das oficinas para a próxima edição. “Espero que no próximo ano possam haver, também, oficinas de criação de letras e canções”, disse.

Niraldo também aproveitou a oportunidade para dar os parabéns ao festival pela organização e qualidade que, segundo ele, aumenta a cada ano. “O festival foi muito bem organizado, qualidade do músico que finalizou, excelente, a garotada empolgada, todos torcendo. Além disso, se renova a cada ano. Eu sempre gosto de participar em todas as vezes em que sou convidado”, concluiu.

Consolidado, evento se encerra com chave de ouro

Para o pró-reitor estudantil, Pedro Nelson Bonfim, a grande qualidade nas músicas apresentadas, nos shows e a intensa participação da comunidade acadêmica durante a semana, mostra que o Femufal é um evento consolidado. “Hoje, ele cumpre com o seu papel, que é trazer a qualidade, capacidade artística e disponibilidade dos estudantes em apresentar seu potencial e vejo isso com muita satisfação e alegria! Acredito que o nosso festival amadureceu e espero que os próximos sejam melhores ainda”, orgulhou-se.

Além de parabenizar tamanha riqueza e talento em forma de música, o pró-reitor destacou a consolidação do evento em fazer parte da programação do 2º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite 2014). “O nosso congresso também é um evento absolutamente consolidado e que envolve toda sociedade, várias universidades e, para nós, fazer parte da programação cultural, foi um somatório de qualidade absoluta que possibilita mais vivacidade e maior dinâmica ao Caiite”, ponderou.

O reitor Eurico Lôbo falou de sua imensa alegria em vivenciar esta noite tão especial. Para ele, independente da premiação, é importante ressaltar a promoção de atividades artístico-culturais e a união da comunidade acadêmica em prol do sucesso do Femufal. “É uma vitória para todos porque o objetivo da universidade é promover a arte como elemento fundamental da formação do indivíduo. Aqui, tudo converge para a alegria, confraternização e festejos! Queria agradecer a todos que concorreram e dizer que, ano que vem teremos mais Femufal e, sem sombra de dúvida, cada vez melhor e mais forte! Um viva a cultura alagoana e viva a Ufal”, orgulhou-se.

Já na opinião da vice-reitora, Rachel Rocha, o Caiite 2014 tem seu encerramento com chave de ouro com a final do 5º Femufal. “Foi tudo muito maravilhoso! As músicas, todas lindas, eu acho que encerramos com chave de ouro ao som de João Bosco, um super show, com um super baterista, um super guitarrista e um super baixista. Além disso, foi muito bom ver a participação dos estudantes, dos monitores que auxiliaram grandemente, enfim, fechamos com chave de ouro: tanto o Femufal quanto o Caiite”, disse ela, sorridente.

E teve mais…

Além da apresentação de João Bosco e da última eliminatória, o evento teve, ainda, show do cantor Macléim Damasceno, que falou sobre a emoção de participar do evento. “Encerrar esse festival é muito bom, eu tenho me enxergado nesses novos artistas. É muito importante ver que vocês estão aqui, prestigiando o festival, então, palmas para vocês! Espero que vocês sempre tenham muita música em suas vidas”, disse ele, arrancando aplausos.

E ainda segundo o pró-reitor estudantil, Pedro Nelson Bonfim, o próximo passo será a produção de um novo CD do 5º Femufal, cuja finalidade é divulgar os novos talentos e distribuí-lo como foi feito com o da edição anterior. “Com todo esse talento aqui visto, será a partir dessa final, que nós agora, vamos montar o CD com as apresentações e divulgar para toda sociedade, para as outras universidades, aos nossos campi, além de divulgar nas rádios e, também, para todo o Brasil. É um orgulho só!”, encerrou.