Caiite tem programação intensa em Santana do Ipanema

Nos dias 18 e 19 de agosto, o evento incluirá diversas atividades, voltadas tanto para o público acadêmico como para toda a sociedade santanense

01/08/2014 11h50 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Professora Natallya Levino

Professora Natallya Levino

Pedro Barros - estudante de jornalismo 

Pela primeira vez no sertão, o Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) em Santana do Ipanema chega com uma programação cheia de ciência, cultura e ação social. Nos dias 18 e 19 de agosto, serão realizados oficinas, mini-cursos, mesas-redondas, palestras, lançamentos de livros, entre outras atividades que terão como público-alvo tanto acadêmicos quanto a sociedade em geral do município. 

"Haverá serviços essenciais de saúde, como medição de pressão e distribuição de cartilhas, e orientações de interesse geral, como acesso à assistência social. Para os estudantes universitários, a programação terá um mini-curso sobre metodologia científica e uma atividade ensinando como acessar periódicos digitais, além de apresentação de trabalhos (oral ou pôster)", informou a coordenadora do Caiite no município, professora Natallya Levino. Segundo ela, 60 palestrantes irão tratar de diversos assuntos, inclusive temas de grande interesse na região, como o rio Ipanema e o Canal do Sertão, dois meios importantes para a economia local. 

Também está sendo organizada uma feira de cursos, onde estudantes universitários vão apresentar as diversas possibilidades do ensino superior. "Todos os alunos - de todos os níveis - serão liberados para as atividades do Caiite. É uma forma de incentivá-los a conhecer e se interessar pelo Ensino Superior", disse Natallya. A programação também inclui momentos voltados para a educação básica, com formação para professores e rodas de leitura para as crianças. 

O Caiite em Santana do Ipanema acontece numa parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Prefeitura Municipal de Santana do Ipanema, com apoio de outros parceiros, como a imprensa local. "Os congressos acadêmicos já aconteciam no município, mas de maneira isolada e não nesse modelo de parceria, como funciona o Caiite", explicou Natallya. 

A estimativa da coordenadora é que o congresso local reúna de 200 a 300 pessoas por turno, com uma média de cinco ações ocorrendo simultaneamente. "O evento do interior pode ser tão rico quanto o de Maceió", disse Natallya. As inscrições nas palestras são gratuitas e devem ser feitas no site do Caiite (caiite.org).