Aula inaugural do mestrado em História tratou sobre os povos indígenas alagoanos

Palestra sobre a Urbanização e Novos Temas para a História dos Índios em Alagoas foi ministrada pelo professor Sávio Almeida

28/08/2014 17h30 - Atualizado em 28/08/2014 às 17h31
Professor Sávio Almeida tem experiência no estudo dos povos indígenas e da política alagoana

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Urbanização e Novos Temas para a História dos Índios em Alagoas foi o tema abordado na aula inaugural do semestre 2014.2 do Mestrado em História da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na ocasião, o professor Luiz Sávio de Almeida propôs novas perspectivas para o estudo desses povos.

Segundo o pesquisador, os estudos sobre os indígenas estão muito focados em questões como identidade, cultura, religiosidade, mas estão esquecendo-se de analisar a história dos índios e sua relação com a urbanização e a interferência do modelo econômico capitalista. O estudioso analisou a distribuição das populações indígenas em Alagoas, segundo o Censo Demográfico 2010 e estudos próprios, e discorreu sobre a ocupação indígena nas áreas urbanas e rurais, da capital e do interior.

"A razão do capitalismo não permite a lógica do aldeamento e não respeita as fronteiras étnicas e políticas. Esse sistema quer configurar o índio na condição de proletariado, transformando a pobreza indígena em reserva de mão-de-obra, por isso é de interesse o índio pobre. Ele vai da pobreza rural à pobreza urbana. Não tenho dúvidas de que, no próximo censo, a maior aldeia indígena de Alagoas vai ser Maceió", considerou.

Apesar de declarar seu ponto de vista marxista, o pesquisador defendeu a preocupação com os indígenas como um dever dos pesquisadores independentemente de suas ideologias. "Não me interessa se você é marxista ou não; não interessa que corrente ideológica você segue; o que interessa é que a universidade tem responsabilidade por uma coisa que se chama povo. Ninguém é objeto de estudo, a academia não elimina a igualdade. É importante sabermos o quanto precisamos aprender com esse povo", disse.

Aula

A palestra aconteceu na manhã do dia 13, no auditório do Instituto de Ciências Humanas Comunicação e Artes (Ichca). Participaram da mesa as professoras Célia Nonata e Arrisete Costa, que apresentou uma breve biografia do palestrante. "Faz uns 10 anos que não vinha aqui", revelou o professor, que disse ter ficado feliz em conhecer a nova geração de professores e alunos do curso em que ministrou, pela primeira vez, uma disciplina sobre a história dos índios alagoanos.

Luiz Sávio de Almeida se graduou na Ufal, em 1965, no curso de Ciências Jurídicas e Sociais; fez mestrado em Educação, na Michigan State University, em 1973; e doutorou-se em História em 1995, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ao longo de sua carreira, escreveu um vasto número de publicações sobre a história de Alagoas, principalmente na área de política. Atualmente, é professor do mestrado em Dinâmicas do Espaço Habitado, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Ufal.