Abertas inscrições para projetos de ação no programa de bolsas BDAI

Poderão ser coordenados por docentes e técnicos de todos os campi da Ufal; inscrições vão até o dia 5 de setembro

11/08/2014 14h59 - Atualizado em 28/08/2014 às 12h36

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Pró-reitoria Estudantil (Proest), abre seleção para o programa Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (BDAI) para o período de outubro de 2014 a setembro de 2015. Os interessados poderão inscrever até o dia 5 de setembro. Os estudantes indicados nos projetos selecionados serão contemplados com bolsas BDAI no valor mensal de R$400,00, pelo período de um ano.

Serão selecionados 66 projetos. Cada um deles deverá ser coordenado por docente ou técnico com titulação mínima de mestrado, e, se coordenados por técnico, deverão ter a participação obrigatória de, pelo menos, um docente como colaborador.

Os projetos do Programa BDAI devem realizar pesquisas e ações de interesse acadêmico e institucional, que serão desenvolvidas por estudantes matriculados em cursos de graduação, presencial ou a distância, dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão e das Unidades Educacionais do interior (Viçosa, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e Penedo), na interface entre ensino, pesquisa e extensão.

Cada projeto poderá contar com a participação de até três outros docentes ou técnicos, na qualidade de colaboradores, independentemente de titulação e contemplará de um a seis bolsistas, de quaisquer dos cursos de graduação da Ufal.

Nesse projeto não será admitida a participação de estudantes colaboradores. Os alunos que concorrerem a bolsa devem ter matrícula acadêmica regular em curso de graduação de qualquer um dos campi da Universidade, na modalidade presencial ou a distância. Os estudantes têm de apresentar compatibilidade entre as atividades acadêmicas e a disponibilidade de 20 horas semanais para as ações do projeto.

É vedado a esses alunos receberem bolsa de qualquer outra natureza (Pibic, Pibit, Bolsa Permanência, Bolsa de Extensão, PET, dentre outras). Eles devem estar de acordo com o plano de atividades definido pela coordenação do projeto.

As inscrições devem ser feitas com o preenchimento do Formulário de Inscrição e envio para o e-mail bdaiproest@gmail.com, junto com Currículo Lattes do coordenador do projeto, comprovante de matrícula e histórico analítico de cada estudante participante e o Projeto de Ações, de acordo com o modelo disponível no anexo do edital do programa. No título do e-mail deverá constar: “Programa BDAI 2014 – 2015 (Nome do coordenador do projeto)”.

As bolsas ativas do Programa BDI da Proest terão validade até 30 de setembro. A partir de 1º de outubro, iniciarão as bolsas dos projetos selecionados no Edital do Programa BDAI. Portanto, coordenadores dos projetos ativos e professores e técnicos da Ufal que têm interesse em submeter projetos para participar desse processo seletivo, devem inscrever seus projetos e bolsistas no prazo estabelecido, de acordo com as normas do edital.

O resultado deve ser divulgado no dia 22 de setembro e as atividades estão previstas para iniciarem já no dia 1º de outubro. Mais informações pelo telefone 3214-1081 e no edital do programa.