Ufal conclui mestrado realizado em parceria com a federal da Bahia

Solenidade de encerramento foi segunda-feira, na ETA, com a participação dos mestrandos concluintes e professores das duas instituições

22/07/2014 13h05 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
A vice-reitora Rachel Rocha coordena a mesa (Fotos Washington da Anunciação)

A vice-reitora Rachel Rocha coordena a mesa (Fotos Washington da Anunciação)

Ascom Ufal 

O encerramento do Mestrado Interinstitucional em Artes Cênicas foi marcado por uma cerimônia realizada na segunda-feira (21), na Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas. Dez alunos são concluintes desse Programa de Pós-graduação (PPG) que é resultado de convênio entre a Ufal e a Universidade Federal da Bahia, o Minter Ufal/UFBA. 

Além dos mestrandos, participaram da solenidade a vice-reitora da Ufal, Rachel Rocha; a diretora em exercício do Instituto de Ciência Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Rosaline Mota; a diretora da ETA, Rita Namé; o vice-diretor e diretor de Ensino da ETA, Eduardo Xavier; a coordenadora do PPG em Artes Cênicas da UFBA, Suzana Maria Coelho Martins; a diretora da Escola de Teatro da UFBA, Eliene Benício; e o coordenador local do Minter Ufal/UFBA, Antonio Lopes Neto. 

Para a vice-reitora, é o momento de comemorar a conquista da ETA. “É um momento de muita alegria e também um momento ímpar da ETA. Essa experiência do Minter já é exitosa e esse convênio é resultado do esforço conjunto da Ufal e da UFBA e dos mestrandos. Com certeza, essa parceria deve continuar com um possível dinter [doutorado interinstitucional]”, destacou Rachel Rocha, ao parabenizar a ETA pela iniciativa de agregar-se a um programa de mestrado com nota 6 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

Rita Namé aceita o desafio de dar continuidade à parceria entre a UFBA e a Ufal para concretizar o dinter. “Agradeço o empenho do professor Antonio Lopes. Quero também ressaltar que a ETA não trabalha para si, mas para a comunidade. Nossa escola é muito importante e é um escoadouro natural para as licenciaturas, nossas parceiras. O entusiasmo é a palavra de ordem e o sentimento que deve permear constantemente a ação dos técnicos e docentes com vistas à qualificação dos alunos”, declarou a diretora. 

A professora Suzana Martins agradece a todos e fala da satisfação de estar na ETA. Ela apresenta um breve histórico do programa e lembra o momento de expectativa e ansiedade vivido pelos mestrandos concluintes para conclusão de seus trabalhos, esta semana. “O mestrado é, de fato, uma continuidade mais aprofundada das experiências vividas na graduação e que todos, pondo-se à disposição para futuras negociações, poderiam pleitear o doutorado na UFBA. É importante salientar que todos os mestrandos concluintes estão prestando contas não apenas à Universidade, mas à comunidade acadêmica e à sociedade”, completou. 

Eleine Benício fala das negociações iniciais entre ela e o professor Antonio Lopes para a consecução do Minter UFBA/Ufal. “O professor Antonio teve um papel muito importante no processo e que, pelo fato de ser um mestrado interinstitucional, já pode ser considerado exitoso”, disse, ressaltando que a UFBA tem interesse em permanecer com o vínculo, propondo a parceria com o dinter. 

A qualificação sempre é um trabalho árduo, a começar pela concepção da ideia da interinstitucionalidade, mas que, ao final, torna-se exitoso pelos resultados apresentados. Sonhos e desilusões fazem parte do processo, mas que a caminhada só se torna saborosa por esses contrastes”, declarou Rosaline Mota. Ela parabenizou todos os envolvidos no processo, principalmente o professor Antonio, e elogiou a força de vontade e o empenho de todos. “No fim do processo, o êxito, além de profissional, é também pessoal; é um caminho que se alarga em busca de novos caminhos”, completou. 

Antonio Lopes agradeceu ao professor Eduardo Xavier e à técnica Marilda Melo pela colaboração inicial na confecção do projeto de curso. “Estou atento às palavras da professora Susana e às de Eliene Benício sobre a continuidade da parceria UFBA/Ufal”, disse ao se referir à importância do convênio e que buscará incentivar a manutenção da parceria. 

As defesas das dissertações acontecem durante toda esta semana. São dez ao todo e a primeira foi do professor Alex Cerqueira Lopes, do Curso de Arte Dramática da ETA.