Terça Cultural está de volta em agosto

As atrações vão se apresentar nos dias 5, 12 e 26 de agosto, às 17h, na praça ao lado do antigo RU, no Campus A.C. Simões

31/07/2014 11h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Natália Oliveira - estudante de Jornalismo

A programação da Terça Cultural estará de volta em agosto. O evento terá início no dia 5, às 17h, com a Orquestra de Tambores de Alagoas e o grupo Afoxé Povo de Exu, que darão as boas vindas à comunidade acadêmica em mais um período letivo. A Terça Cultural é realizada na Praça da Paz, ao lado do antigo Restaurante Universitário do campus A.C. Simões (Ufal).

Criada em 2004, pelo músico Wilson Santos, a Orquestra de Tambores de Alagoas retoma valores da cultura nordestina brasileira, com a utilização em suas apresentações de ritmos afro-brasileiros. Com instrumentos confeccionados artesanalmente pelos próprios componentes do grupo, a Orquestra participa de eventos culturais pelo Brasil. Em 2010, foi contemplada pelo Ministério da Cultura com o selo Prêmio Cultura Viva. Já o grupo Afoxé Povo de Exu apresenta um discurso de revolução cultural, introduzindo a dança, a música e as culturas populares do povo de terreiro com o objetivo de desmitificar o preconceito, a intolerância racial e religiosa.

No dia 12, o Cineclube Nu Olho, do curso de Comunicação Social da Universidade, exibirá o documentário Sujeito a termos e condições (Terms and Conditions May Apply, 2013, 1h20), seguido de um debate com os espectadores. Dirigido por Cullen Hoback, a produção audiovisual busca revelar o que é feito por corporações e governos que têm acesso irrestrito a informações de usuários, que, ao concordarem com termos de uso de serviçosonline, têm seus dados expostos sem nenhuma concessão.

Para encerrar a programação de agosto, no dia 26, o cantor Daniel Lima e o pianista Hugo Rocha apresentarão um repertório voltado à Música Popular Brasileira. Após a apresentação da dupla, a banda Ophicina de Sonhos, de Krautrock experimental-progressivo estará revisitando sons das décadas de 60 e 70, com mesclas de psicodelismo.

Sobre o evento

Desenvolvido pelas Pró-reitorias de Extensão (Proex) e Estudantil (Proest) da Ufal, o projeto Terça Cultural acontece semanalmente e busca difundir as produções artístico-culturais realizadas na Universidade. O espaço é destinado a apresentações de grupos atuantes em programas como o Vivência de Arte e o Programa de Iniciação Artística (Proinart), bem como a ações culturais desenvolvidas espontaneamente nas diferentes unidades de ensino da Universidade.

O quê: Terça Cultural
Datas:
05/08 - Orquestra de Tambores de Alagoas e Afoxé Povo de Exu
12/08 - Cineclube Nu Olho exibe filme Sujeito a termos e condições (Terms and Conditions May Apply)
26/08 - Cantor Daniel Lima e o pianista Hugo Rocha tocam MPB
Local: Antigo Restaurante Universitário do campus A.C. Simões (Ufal).
Informações: 3214-1541