Pró-reitores e professores realizam avaliação do Painter 2013

Objetivo é realizar ajustes no próximo edital, que será lançado este ano

09/07/2014 15h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Professores tiveram oportunidade de sugerir melhorias para o programa

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Foi realizada, nesta terça-feira (8), uma reunião de avaliação do Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O encontro aconteceu no auditório da Biblioteca Central, no Campus A.C. Simões, em Maceió.

Segundo a professora Ruth Vasconcelos, coordenadora de Políticas Estudantis da Pró-reitoria Estudantil (Proest), a avaliação vai servir para uma melhor elaboração do próximo edital do Painter, que será aberto este ano. "Já tivemos outros momentos de avaliação por meio virtual; esta foi a primeira presencial. O objetivo desse encontro foi partilhar essas experiências, aquilo que foi positivo e o que precisa ser aperfeiçoado. Todo processo de inovação precisa de ajustes e esse retorno é fundamental", disse.

Os professores coordenadores puderam fazer sugestões, elogios e reclamações por escrito e oralmente. Alguns pontos debatidos foram frequência, bolsas, horários, seleção de alunos, comunicação interna, divulgação dos projetos e estrutura administrativa do programa.

Participaram do encontro o coordenador de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep), Pedro Valentin; o coordenador de programas de extensão da Pró-reitoria de Extensão (Proex), José Roberto Santos; o gerente de estágio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), Thiago Pessoa Prudente, e a professora Ruth Vasconcelos, representando a Proest.

Painter

O Programa de Ações Interdisciplinares (Painter) é um conjunto de projetos que integram ensino, pesquisa e extensão e diversas áreas do conhecimento. Os projetos são formados por grupos de estudantes, sob a coordenação geral de um docente, podendo também haver a participação de mais dois  professores ou técnicos de nível superior colaboradores. No primeiro edital, aberto em 2013, foram disponibilizadas 456 bolsas, distribuídas nas unidades Maceió, Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios, Viçosa, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema em 76 projetos.

Segundo a professora Ruth Vasconcelos, um dos principais compromissos do programa é a formação discente e a permanência de qualidade no espaço acadêmico. "Os estudantes em vulnerabilidade social e com risco de evasão recebem bolsas permanência exercendo funções administrativas na universidade. Queremos tirá-los dessas funções - exceto aqueles que realmente quiserem e se identificam com elas, como o pessoal de Administração, por exemplo - e direcioná-los para esses projetos, para que recebam bolsa dedicando-se à pesquisa e ao estudo", afirmou Ruth Vasconcelos.