Prefeitura de Arapiraca repassa área do antigo presídio para Ufal

Termo de cessão de uso foi assinado na última sexta-feira (11), no gabinete da prefeita Célia Rocha

14/07/2014 18h59 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
Reitor assinata termo e recebe oficialmente área do antigo presídio

Simoneide Araújo – jornalista

A área onde funcionava o presídio de Arapiraca foi transferida para a Universidade Federal de Alagoas, em solenidade realizada no gabinete da prefeita Célia Rocha, na sexta-feira (11). Célia Rocha e o reitor Eurico Lôbo assinaram o termo de cessão de uso do imóvel, cuja área é de pouco mais de 32 mil metros quadrados e que será incorporado à sede do Campus Arapiraca.

Além da prefeita e do reitor, a solenidade contou com a presença dos secretários e assessores do Município de Arapiraca, do pró-reitor de Gestão Institucional da Ufal, Valmir Pedrosa, e dos gestores do Campus Arapiraca, a diretora-geral Eliane Cavalcanti e o diretor-acadêmico Arnaldo Tenório.

A prefeita Célia Rocha registrou a importância da chegada da Ufal em Arapiraca e da satisfação de receber o reitor Eurico Lôbo e a equipe da instituição. “A interiorização da Ufal foi uma luta, mas que teve apoio de muitos parceiros, da bancada federal, a gestão da própria Universidade. É uma vitória pra todos nós e isso que estamos concretizando hoje é um momento muito feliz. Eu lembro que tudo começou comigo e, agora, fechamos mais um ciclo com a cessão da área do antigo presídio para a Ufal, ainda precário, mas é um compromisso assumido com o governador Teotonio Vilela”, completou.

Segundo Célia Rocha, a Ufal mostra sua importância no contexto de Alagoas. “Temos uma longa trajetória; daqui a pouco teremos o curso de Medicina instalado e isso mostra o tamanho da ousadia da instituição que, a cada dia, conquista seu espaço, mostrando sua capacidade e sua importância no contexto do nosso Estado tão lindo e maravilhoso, onde a Ufal está bem distribuída em cada região. Estou muito feliz e agradecida. Leve meu agradecimento a toda comunidade universitária, ao senhor, reitor Eurico, e a professora Ana Dayse [Dórea, reitora honorária]”, destacou.

O reitor retribui os agradecimentos em nome de toda comunidade universitária e destaca a parceria com o Município de Arapiraca. “Esse projeto que estamos vivenciando em Arapiraca não é um projeto de gestão; é um projeto de Estado. Estamos construindo o futuro para Alagoas, para Arapiraca. Quando definimos a expansão para o interior, em 2006, projeto liderado pela então reitora Ana Dayse, sabíamos das dificuldades que enfrentaríamos, mas sabíamos também o que a educação e o conhecimento são capazes de fazer à sociedade”, defendeu.

Eurico Lôbo ressalta a conquista dos parceiros que acreditaram e acreditam no projeto de interiorização. “Tivemos muitos parceiros e a prefeita Célia Rocha esteve conosco desde o primeiro momento, com uma participação muito proativa e determinada e nós agradecemos muito sua disponibilidade sempre que precisamos. Temos muitos desafios e boas perspectivas para a região agreste. Temos um bem comum que é o coletivo e é nessa perspectiva que trabalhamos; nosso objetivo é fazer a Ufal Arapiraca cada vez mais forte e, para isso, contamos com professores e técnicos muito comprometidos e dedicados e a confiança do poder público local”, completou. O reitor também agradeceu o empenho do ex-prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, e do ex-secretário de Estado da Articulação Política, Rogério Teófilo.

Eliane Cavalcanti destacou a importância da Universidade se instalar no Interior e o que isso representa para o Estado. “A ousadia da Ufal ao chegar no interior é maior que qualquer outra instituição federal do País. Em termos de dimensões geográficas, somos pequenos, mas, em contrapartida, estamos presentes do litoral ao Sertão, ou seja, estamos distribuídos no Estado inteiro, contribuindo para formação dos nossos jovens”, ressaltou.