HU recebe medicamento para retomar quimioterapia

A partir de hoje, a equipe do Cacon está entrando em contato com os pacientes para voltar ao tratamento

21/07/2014 11h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Ascom HU

O Hospital Universitário (HU) recebeu, na última sexta-feira (18), o medicamento que faltava para dar continuidade ao tratamento quimioterápico de pacientes. O produto dexorrubicina, cujo nome comercial é adriamicina, foi entregue no final da tarde pelo fornecedor Norbrd Distribuídora de Produtos Hospitalares, com sede no Ceará. Segundo a Central de Abastecimento Farmacêutico do hospital,  chegaram 200 unidades de frascos e ampolas da droga, utilizada mais frequentemente para o tratamento contra o câncer de mama.

Pelo menos 35 pacientes utilizam este medicamento no HU e a quantidade recebida deve surprir a demanda do hospital em dois meses e meio. O risco de voltar a faltar a droga foi descartado pelos profissionais do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), uma vez que a Libre Farmacêutica retomou à produção do medicamento no último dia 14 de julho e a distribuição para os fornecedores de todo o País está sendo normalizada, segundo informação dos próprios fornecedores do hospital.

O HU estava há 40 dias aguardando do fornecedor a remessa da dexorrubicina e da navelbine, esta última ainda não entregue e que é utilizada por duas pacientes em tratamento do câncer de mama. O hospital estava pedindo “emprestado” o medicamento a outros estados, mas a demora na entrega da droga levou à suspensão do tratamento de alguns pacientes.

Nesta segunda, 21, a equipe de enfermagem do Cacon está entrando em contato com esses pacientes para retomar o tratamento no decorrer desta semana.