ETA abre inscrições para Oficina de Rítmica Dalcroze

A prática será realizada no Espaço Cultural, das 9h às 14h, entre os dias 4 e 8 de agosto

17/07/2014 17h48 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26

Déborah Moraes - estudante de Jornalismo

A Escola Técnica de Artes (ETA), por meio do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Musical (Nepem), abre inscrições para Oficina de Aprimoramento e aprofundamento da Pedagogia Rítmica Dalcroze - Uma educação por música e para música, com o professor Iramar Rodrigues, brasileiro, estudioso em Musica e professor do Instituto Dalcroze em Genebra.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho, na secretaria da ETA, das 9h às 17h. Mais informações pelos telefones (82) 3214-1614 (Marilene) e 9974-2749 (Professora Rita Namé). Voltada para professores e estudantes de música, dança, educação física e movimento em geral a oficina acontecerá de 4 a 8 de agosto, das 9h às 14h, no Espaço Cultural Universitário.

A Rítmica Dalcroze foi criada no início do século XX, pelo músico e pedagogo austro-suíço Émile Henri Jaques Dalcroze (1865-1950). A técnica promove a integração da melodia musical com a expressão corporal, e inicialmente era utilizada para ensinar música. Com o tempo, porém, os princípios dessa pedagogia passaram a influenciar outras áreas, notadamente a dança, as artes cênicas e a educação física e, claro, os músicos, coralistas, compositores, regentes.