Cursos de Enfermagem e Farmácia criam Liga de combate a Doenças Negligenciadas

A liga homenageia antiga aluna e professora da universidade Noraci Pedrosa Moreira e deve iniciar suas ações no segundo semestre, com foco na Hanseníase

15/07/2014 13h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h26
O aluno Hans Miler e a professora Clodis Maria Tavares

O aluno Hans Miler e a professora Clodis Maria Tavares

Déborah Moraes – estudante de Jornalismo

Alunos e professores da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Universidade Federal de Alagoas criaram a primeira Liga de Enfrentamento a Doenças. Com objetivo de ajudar a combater doenças negligenciadas, principalmente a Hanseníase, a liga, que leva o nome da antiga professora e aluna da Universidade, a Enfermeira Noraci Pedrosa Moreira, pioneira neste trabalho, foi lançada oficialmente no último mês de junho e deve iniciar suas atividades já no segundo semestre deste ano.

A Liga de Doenças Negligenciadas com ênfase em hanseníase Professora Noraci Pedrosa Moreira, nasceu de um projeto anterior, “Hanseníase na comunidade: para o diagnóstico precoce.”, de outubro de 2008, e, é coordenado por uma diretoria de estudantes dos dois cursos e liderada pelos professores Luciano Grilo, da Faculdade de Farmácia, e Clodis Maria Tavares, da Escola de Enfermagem.

Com a missão de contribuir para a formação dos futuros profissionais da saúde e na atuação de políticas de controle das doenças negligenciadas, com prioridade na hanseníase, diagnosticando e sensibilizando a comunidade hospitalar do Estado, a liga, pretende desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, com promoção de cursos, minicursos, palestras e intervenções na universidade e nas unidades de saúde.

A primeira ação prevista do projeto é o curso multidisciplinar introdutório com ênfase na hanseníase e tuberculose, que deve ocorrer na Esenfar, em setembro, sem dias definidos ainda, e, aberto a comunidade estudantil e profissional. A partir deste curso serão disponibilizadas 30 vagas para interessados em se tornar membros da liga e desenvolver ações de pesquisa e extensão sobre alguma das doenças atendidas (tuberculose, doença de chagas, filariose linfática, onconcercose, esquistossomose, leishmaniose, geo-helmintíase e hanseníase).

Observando sempre os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), DATASUS (Departamento de Informática do SUS) e secretarias de saúde do estado e município a respeito do avanço das doenças negligenciadas, o projeto pretende desenvolver junto a parceiros e órgãos competentes novas e diferentes ações que priorizem o diagnóstico precoce, em comunidades que apresentem altos índices de incidência das doenças, inclusive, com populações excluídas como indígenas e quilombolas.

O aluno de enfermagem e diretor de extensão da liga, Hans Miler Santos, frisa que o objetivo principal é tornar evidente a atenção e cuidados que essas doenças precisam ter, por meio de ações variadas. “Essas doenças foram sendo deixadas de lado e não receberam a atenção que precisavam. A liga vem pra tentar suprir isso de alguma forma com ações de educação e saúde em sala de espera, formação continuada, buscas ativas nas comunidades, sessões de exames físicos, grupos de autocuidado etc.”.

Os interessados podem obter mais informações sobre a liga através, da fanpage do projeto, dos telefones 9960-0056 e 9925-2879 ou através do e-mail: ligadedoençasnegligenciadas_ufal@hotmail.com.

Sobre Noraci Pedrosa Moreira

A Professora Noraci Pedrosa Moreira foi aluna da primeira turma de enfermagem da Ufal. Especialista na área sanitária foi uma liderança e teve um papel de grande importância na formação profissional na área de enfermagem no estado de Alagoas. Já na década de 1980 demonstrava grande preocupação com as epidemias de doenças negligenciadas como hanseníase e tuberculose. Foi uma grande gestora, delegada federal de saúde, membro da primeira diretoria do sindicato dos Enfermeiros de Alagoas e da Diretoria do Conselho Estadual da Mulher em Alagoas.