Museu Théo Brandão abre exposição fotográfica sobre o indígena alagoano

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore abre a exposição “O índio que você não vê”, na sexta-feira, 20

16/06/2014 10h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Jacqueline Batista - jornalista colaboradora

O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) abre, na sexta-feira, 20, às 19h, a exposição “O índio que você não vê”. A mostra é composta por quarenta fotografias em preto e branco, capturadas pelas lentes do fotógrafo e estudante de Ciências Sociais Alfredo M. Pontes. Os registros fotógrafos foram realizados em onze comunidades indígenas no Agreste e no Alto Sertão de Alagoas.

A exposição é um dos projetos contemplados através de um edital público, aberto pelo MTB no final do ano passado, com o objetivo de selecionar dois trabalhos para exibição, no decorrer deste ano, nas salas de exposições temporárias do Museu.

As fotografias são resultado de um projeto de pesquisa para a composição do “Atlas de Terras Indígenas em Alagoas”, realizado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pelo Curso de Lincenciatura Intercultural (CLIND) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). As imagens foram feitas entre setembro e dezembro de 2013.

Pontes explica que seu trabalho buscar imprimir um outro olhar diante das referências comuns sobre o indígena alagoano. “A exposição é um ensaio etnográfico em narrativas visuais que busca desmistificar a ideia engessada e folclórica do estereótipo indígena em Alagoas, podendo estender-se por todos os indígenas do Nordeste, visto que tais foram os que sofreram mediante a esse fato por estarem localizados em áreas litorâneas e, consequentemente, mais propícios à miscigenação e à incorporação de elementos exteriores socioculturais”, ressaltou o fotógrafo.

A mostra, que tem a curadoria assinada por Cláudia Mura e Siloé Amorim, estará disponível ao público, gratuitamente, até o dia 9 de agosto. Mais informações pelos telefones 3214-1710/1715.