Ufal colabora em Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes

A participação será por meio da Faculdade de Nutrição; projeto seleciona bolsistas até esta sexta-feira

02/05/2014 11h56 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Redação Ascom

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio da Faculdade de Nutrição (Fanut), irá colaborar com o Estudo de Risco Cardiovascular em Adolescentes (Erica), promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em nível local, o projeto também seleciona bolsistas, que podem se inscrever até esta sexta-feira, 2 de maio. Os interessados podem visitar o site para obter outras informações.

O projeto tem como objetivo realizar um inquérito nacional para conhecer a frequência e magnitude de problemas de saúde como obesidade, diabetes, hipertensão e outros fatores de risco cardiovascular em adolescentes. Serão avaliados 75 mil adolescentes entre 12 e 17 anos em uma amostra de cidades com mais de 100 mil habitantes num estudo considerado pioneiro no Brasil.

Durante a pesquisa, além de responderem a questões sobre seus hábitos de vida, eles farão exame de sangue e por avaliação de peso, altura, circunferência da cintura e pressão arterial. Em Alagoas, será coordenado pela professora Sandra Mary Vasconcelos da Fanut, feito em Maceió e irá avaliar 1.920 adolescentes de 31 escolas públicas e privadas da região metropolitana.

“Trata-se, portanto, de uma pesquisa de grande relevância no âmbito da Saúde Pública, uma vez que levantará a condição de risco cardiovascular dos adolescentes brasileiros”, comentou a professora. Conheça mais detalhes visitando o site do projeto.