Professor de Biblioteconomia vai apresentar pesquisa em Istambul

Ronaldo Araújo participa da 6th International Conference on Qualitative and Quantitative Methods in Libraries, de 27 a 30 de maio

23/05/2014 10h08 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27
Recentemente, Ronaldo apresentou o trabalho em congresso nacional, em Recife

Lenilda Luna - jornalista

O professor Ronaldo Ferreira de Araújo, do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas, está desenvolvendo um projeto no programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a orientação da professora Marlene Oliveira. Os resultados preliminares da pesquisa serão apresentados na 6ª Conferência Internacional sobre Métodos Qualitativos e Quantitativos em Bibliotecas, que acontece entre os dias 27 a 30 de maio, em Istambul, na Turquia.

A Ciência da Informação é área investigada no projeto de tese. Como medir as bases tecnológicas de uma área de conhecimento? E quando essa área em questão não é tecnológica? Essas são algumas das perguntas da tese de doutorado que o professor Ronaldo Araújo desenvolve no programa. A questão é que os profissionais de qualquer área precisam ter conhecimento sobre os recursos tecnológicos para qualificar a atuação profissional. "Trata-se de um estudo cientométrico que procura analisar a tecnologia como assunto de pesquisa e traçar seu panorama identificando os autores e os núcleos temáticos responsáveis pela discussão tecnológica no campo", informa o pesquisador.

Segundo Ronaldo Araújo, o Livro Verde, da Sociedade da Informação no Brasil, do Ministério de Ciência e Tecnologia, coloca as tecnologias como um dos principais vetores para o desenvolvimento econômico e social. "Há que se refletir sobre o desafio da formação tecnológica e sobre a produção de conhecimentos sobre tecnologia. Pouco se tem dimensionado sobre o que é necessário ter de conhecimento tecnológico para formação em áreas que não são de tecnologia. Antes de ser tornar um médico, o que um estudante de medicina deve saber, ainda que minimamente, sobre o que há disponível para sua atuação profissional, no que se refere aos recursos tecnológicos? A pergunta é a mesma para estudantes de graduação e pós-graduação, das mais diversas áreas de conhecimento", questiona Ronaldo Araújo.

O pesquisador esclarece que não há uma diretriz nacional que possa servir de parâmetro dessa formação tecnológica em áreas que não são diretamente ligadas ao desenvolvimento de tecnologias. "Assim, pesquisas que lançam um olhar sobre a produção de conhecimento sobre tecnologia da informação, bem como sobre a formação tecnológica, em áreas específicas, como a Biblioteconomia e Ciência da Informação, tornam-se importantes para o cenário nacional, uma vez podem contribuir para melhor compreensão do estágio de desenvolvimento dessas áreas no âmbito da Sociedade da Informação, bem como dimensionar suas bases tecnológicas", ressalta o doutorando.

Referência para o curso de Biblioteconomia

A aprovação de um trabalho de pesquisa em uma conferência internacional reconhecida na comunidade científica sem dúvida é uma conquista importante para um pesquisador e se reflete positivamente no instituto onde ele atua. "Ter o meu trabalho aprovado para a apresentação em Istambul é um fato condizente com o momento em que vivemos, no qual o Brasil tem despertado o interesse de comunidades científicas internacionais que procuram saber o que se produz e se pesquisa no país", relaciona o pesquisador.

Assim que concluir o doutorado, o professor pretende retornar ao curso de Biblioteconomia. "Os professores do curso têm demonstrado cada vez mais empenho nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Temos atualmente quatro doutores, três doutorandos e quatro mestres. Estamos passando por um momento de conquistas, as vésperas da entrega do novo prédio, com publicação do primeiro número de uma revista científica, ajustes na elaboração de proposta de curso na modalidade EAD, dentre outras. Já apresentamos uma proposta de especialização junto a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e o mestrado certamente está nos planos desse grupo. A proposta se aproxima tão logo o corpo docente se qualifique e tenhamos um número maior de doutores", projeta o professor.

Link para site do evento.