Exercitando a Melhor Idade: Programa da Ufal está com inscrições abertas

Idosos com 60 anos ou mais podem participar de atividades físicas e receber acompanhamento nutricional

21/05/2014 11h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Manuella Soares - jornalista

O programa “Exercitando a Melhor Idade” da Faculdade de Nutrição em parceria com o curso de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, está com as inscrições abertas até o dia 30 de maio. Quem tem idade igual ou superior a 60 anos pode se inscrever das 13h30 às 17h (de segunda a quinta) e das 8h às 13h (às sextas-feiras), no Laboratório de Nutrição no Esporte e Envelhecimento que fica localizado no 1º andar da Faculdade de Nutrição.

É necessário apresentar as cópias de Identidade, CPF, comprovante de residência, e cartão do SUS. Os idosos interessados poderão participar de atividades como musculação, ginástica ou caminhada com acompanhamento nutricional, assistência ambulatorial periódica e orientações em grupo.

O objetivo do Programa é estimular a prática de atividade física, associada a alimentação saudável como estratégias de promoção da saúde, prevenção de doenças crônicas, melhora da capacidade funcional e qualidade de vida dessa população.

Quem se inscrever no projeto ainda receberá assistência farmacêutica e pode participar de oficinas de lazer que serão planejadas e executadas durante o programa. As atividades físicas serão desenvolvidas duas vezes por semana e a assistência nutricional conforme as condições de saúde e nutrição do idoso.

“Os benefícios da atividade física regular associada a uma alimentação saudável proporciona ao idoso uma vida mais independente, melhora a capacidade funcional e a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento”, comentou o professor João Araújo Barros Neto, coordenador geral do Programa Exercitando a Melhor Idade. Segundo ele, as ações estão pautadas na Estratégia Golbal para Alimentação, Atividade Física e Saúde, publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004.