Em ano de Copa do Mundo, Expofísica 2014 divulga a Física do Futebol

Evento será nos dias 28 a 30 de maio no Campus A.C. Simões e receberá estudantes das escolas públicas e privadas de Alagoas

26/05/2014 15h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Deriky Pereira – estudante de Jornalismo

Cerca de 1.500 alunos de escolas públicas e privadas de Alagoas e uma da Bahia estarão presentes na 12ª edição da Expofísica, a ser realizada durante esta semana, entre os dias 28 e 30, no prédio do Instituto de Física (IF), situado no Campus A.C. Simões, em Maceió. Neste ano, de Copa do Mundo, o evento irá mostrar a Física do Futebol, em que o Einstein estará jogando com o logo da Expofísica.

Além das escolas de Maceió, estão inscritas escolas de mais 12 municípios alagoanos e 1 da Bahia. Contaremos, também, com uma turma de biblioteconomia da Ufal e interessados em ciências da nossa comunidade. Mais de vinte escolas fizeram inscrição e teremos a participação de alunos do Paespe, que tem a participação de 16 escolas”, explicou Maria Tereza de Araújo, coordenadora do evento.

Para a professora, a Expofísica tem bastante relevância por ser um dos poucos eventos que divulgam a Ciência em Alagoas. “A importância está na divulgação da física que está presente no nosso dia-a-dia, assim como, nos temas atuais que são abordados. O Instituto de Física cumpre o seu papel de levar conhecimento científico à comunidade através desse evento de extensão. Acreditamos que divulgando e informando sobre física, possamos desmistificar essa ciência tão polêmica e abrangente, mostrando a esses jovens onde a física está inserida no seu cotidiano”, disse Maria Tereza.

A professora reforça ainda que o evento irá contar com uma palestra de abertura nesta terça-feira, 27, a partir das 17h30, no auditório do IF. “A palestra será ministrada pelo professor Ilde Guedes da Silva, da Universidade Federal do Ceará [UFC], com o tema Cientistas na Terra da Luz. Além de pesquisador na área de Espectroscopia Raman, o Prof. Ilde é um dos coordenadores da Seara da Ciência em Fortaleza”, revelou.

Além disso, contará com seis stands temáticos: Experimentos didáticos que abordam desde a mecânica até o magnetismo; Experimentos que têm como ferramenta a Luz (laser, led, luz branca); O Barato da Física. Experimentos com materiais de baixo custo; A Física da Música; A Física da Fotografia e A Física do Futebol. Veja mais aqui.