Funarte e Museu Théo Brandão realizam oficina de conservação fotográfica

As aulas abordarão questões como conceitos, protocolos, identificação de materiais fotográficos, acervos históricos e conservação preventiva

15/04/2014 10h04 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h27

Pedro Barros - estudante de jornalismo

Nos dias 22 e 24 de abril, será realizada, no auditório do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore da Universidade Federal de Alagoas (MTB/Ufal), uma oficina de Introdução à Conservação Fotográfica. A formação, ministrada pela professora Maria Clara Ribeiro Mosciaro, será sediada no auditório do Museu.

As aulas abordarão questões básicas de conservação fotográfica: conceitos, o perfil do profissional conservador-restaurador, histórico da área no país, protocolos, identificação de materiais fotográficos, diagnóstico de conservação de acervos fotográficos históricos e contemporâneos e conservação preventiva de acervos fotográficos.

O curso terá duração de 20 horas, com programação de 08h30 às 12h30, na manhã, e das 13h30 às 17h30, na tarde; exceto no último dia, que terminará às 12h30. As inscrições devem ser feitas no turno da manhã, com Madalena, pelo telefone 3214-1710, ou pelo endereço eletrônico mamaol.deoliveira@gmail.com. As vagas são limitadas.
A oficina de Introdução à Conservação Fotográfica é uma realização do MTB e do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Professora

Maria Clara Ribeiro Mosciaro é especialista em Conservação Fotográfica. Iniciou sua formação profissional no Centro de Conservação Fotográfica da Funarte e posteriormente cursou o Certificate Program in Photographic Preservation and Archival Practice, na George Eastman House, em Rochester, em Nova York. Atua profissionalmente como conservadora autônoma desde 1994, ministrando cursos e oficinas por todo o Brasil. Participou do tratamento de coleções fotográficas em instituições como o CCPF/Funarte, Fiocruz, Petrobrás, MIS-GO e IPHAN. É autora de textos sobre conservação fotográfica, entre eles o número 6 dos Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica - Diagnóstico de conservação em coleções fotográficas, publicado em 2009 pela Funarte.