Quinta Sinfônica retorna em nova temporada de concertos

24/03/2014 12h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28
Quinta Sinfônica retorna em nova temporada de concertos

Natália Oliveira - estudante de jornalismo

A música clássica está de volta ao palco do Teatro Deodoro. Nesta quinta-feira, 27 de março, às 20h, a Orquestra Sinfônica Universitária dará início à quarta edição do projeto Quinta Sinfônica. Os ingressos para o concerto são gratuitos e podem ser retirados a partir das 14h do dia 27 de março, na bilheteria do Teatro. O concerto, que será regido pelo maestro Luiz Martins, terá início com as composições Mini concerto grosso, do brasileiro Cláudio Santoro; Chegança, composta por Benny Wolkoff; e Mourão, de César Guerra Peixe. Após breve intervalo, a Orquestra volta ao palco para apresentar a peça Intermezzo, da ópera Cavalleria Rusticana, seguida da composição opus number 20, do Lago dos Cisnes; da Dança Húngara nº5, do alemão Johannes Brahms; e da abertura da ópera Carmen, do compositor francês George Brizet.

Neste concerto, Luiz Martins sai do posto de violinista e passa a ser um dos regentes da Orquestra Universitária. “Acredito que será um momento único onde a música será a nossa conquista maior”, destaca o musicista. Graduado em Música Licenciatura pela Ufal, Martins já regeu a Orquestra durante a etapa de finalização da graduação. Atualmente, atua como regente titular e diretor artístico do Coral Cesmac.

Temporada 2014

Outras cinco apresentações já estão agendadas dentro do Quinta Sinfônica: 24 de abril, 29 de maio, 30 de outubro, 27 de novembro e 18 de dezembro.

Quinta Sinfônica

Iniciado em 2011, o projeto Quinta Sinfônica é fruto da parceria entre a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal). Realizado na última quinta-feira de cada mês, com entrada gratuita no Teatro Deodoro, o Quinta Sinfônica busca estimular o apreço pela música clássica com formação de novos públicos e a criação de espaço para essa expressão.