Programa de Saúde aprova trabalhos para Mostra Nacional

Trabalhos realizados pelo programa Propet Saúde foram selecionados para representar Alagoas em evento nacional

13/03/2014 11h01 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28
Equipe com os trabalhos aprovados

Rosiane Martins- estudante de jornalismo

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Propet Saúde), desenvolvido por cursos da área da saúde da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) participou de seleção nacional. Enntre dezenas de concorrentes, teve dois trabalhos aprovados para a “Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/ Saúde da Família” que acontece essa semana, de 12 a 15 de março , em Brasília.

O evento é promovido pelo Ministério da Saúde (MS) e visa valorizar as experiências cotidianas , estimulando o protagonismo local dos trabalhadores, gestores e usuários da Atenção Básica do Brasil e assim proporcionando espaços para troca de experiências; contará com a presença da Preceptora e Psicóloga Emilene Andrada Donato, autora dos dois trabalhos selecionados juntos com as alunas do curso de Psicologia, Maria Karolina Ferreira Duarte e Maísa Joventino dos Santos, autoras também de um dos relatos. Emilene Donato está no Propet Saúde da Ufal desde 2010 e também é servidora da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS).

“É valorosa a participação nesse evento nacional, pois a troca intensa de experiências e reflexão sobre a produção local e no Brasil nos acrescentará em aprendizado. Sublinharemos os nomes da Ufal, da SMS de Maceió e do Propet Saúde como campo de práticas legítimo e atuante", destaca a psicóloga Emilene Andrada.

Trabalhos selecionados

Os dois trabalhos selecionados são frutos das atividades desenvolvidas junto à comunidade. “Saúde é arte e Artesanato produz Saúde!” é o primeiro trabalho e apresenta a construção coletiva do trabalho de Oficinas de Geração de Trabalho e Renda na comunidade, entre 2010 e 2012. Para a realização deste trabalho houve a colaboração de professores e alunos do curso de Administração, que contribuiu com aspectos de economia solidária e cooperativismo para sustentabilidade da ação, buscando sair do lugar comum do cotidiano restrito de muitos serviços de saúde e investindo na saúde mental e física das pessoas, valorizando suas habilidades, incentivando o empoderamento e o controle social.
O outro trabalho é o “Aqui se cai na teia!” que mostra um conjunto de atividades realizadas entre 2012 e 2013, abordando temas variados como Hanseníase, Diabetes, Hipertensão Arterial, Saúde do Homem, Gestação, Alimentação saudável, Saúde bucal e Controle Social para reativação do Conselho Gestor da Unidade de Saúde da Família (Usf). O trabalho aborda a educação em saúde em rodas de conversa e oficinas junto à população, articulados com vários parceiros: Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), setores da SMS, como a Vigilância em Saúde e a Saúde do Homem e Escolas públicas.

O programa

Na Ufal, o Propet Saúde envolve vários cursos de graduação da área da saúde: Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. No total são seis Tutores (professores da Ufal), 35 Preceptores (servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió) e em torno de 100 alunos (bolsistas e não-bolsistas), distribuídos por 14 serviços de saúde da rede municipal (Unidades Básicas de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas e Consultórios na Rua).

O programa visa promover mudanças no processo de ensino-aprendizagem dos alunos para uma atuação profissional crítica e interdisciplinar, fomentando ações de promoção à saúde e prevenção de agravos e doenças.

Para conhecer os trabalhos selecionados, acesse aqui.