Pró-reitora fala sobre a nova Plataforma Sucupira lançada pela Capes

Nome dado à ferramenta é uma homenagem ao alagoano Newton Lins Buarque Sucupira

28/03/2014 17h48 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28
Mesa de autoridades, no lançamento da Plataforma Sucupira (Foto Edson Morais - CCS/Capes)

Simoneide Araújo – jornalista com informações da CCS Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) fez o lançamento da Plataforma Sucupira, ferramenta on-line que dará suporte ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A solenidade, realizada em Brasília, na quinta-feira (27), e teve a participação da pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação da universidade Federal de Alagoas, Simoni Meneghetti.

Para a Simoni, Plataforma Sucupira é uma ferramenta gerencial integrada, que dará total visibilidade e transparência à pós-graduação no Brasil. “Sua implantação irá demandar alteração de algumas rotinas de trabalho nos PPGs [Programas de Pós-graduação] e nas pró-reitorias ligadas à pós-graduação em todo o País, mas, com certeza, o resultado será recompensado pela institucionalização e reconhecimento das ações e do papel estratégico dos PPGs na educação brasileira", afirmou.

A Plataforma vai disponibilizar as informações em tempo real e com transparência. O preenchimento dos dados, como cadastro de estudantes, poderá ser feito a partir do dia 3 de abril. Além da importância da Plataforma, que servirá como base de referência, Simoni Meneghetti destaca a homenagem que a Capes fez ao alagoano Newton Lins Buarque Sucupira. Ele nasceu em Porto Calvo, em 1920 e faleceu, aos 86 anos, no Rio de Janeiro em agosto de 2007.

Sucupira teve formação e interesse em história e filosofia da educação e, por isso, foi referência enquanto pensador da educação brasileira. A Capes também o homenageou em 2006, um ano antes de sua morte, com o Prêmio Anísio Teixeira, em reconhecimento ao trabalho para o desenvolvimento da educação superior no Brasil.

Leia mais: Capes lança Plataforma Sucupira para gestão da pós-graduação