Educação a Distância participa de documentário no Canal Futura

Geração Z Rural” discute o impacto da internet no cotidiano dos moradores do povoado Chorador, em Palmeira dos Índios

26/03/2014 10h17 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28
Geração z 1

Ascom Cied

O programa Sala de Notícias é definido pelo Canal Futura como um espaço para reportagens documentais, que permite a contextualização e o aprofundamento de pautas que estão ao nosso redor, valorizando as narrativas inovadoras, o contraponto de opiniões e a informação de qualidade, com relevância para o Brasil e o mundo.

É com essas características que foi produzido e exibido a reportagem “Geração Z Rural”, dirigido por Melina Vasconcelos. Ela também assina o roteiro, a produção, a fotografia e a montagem.

Melina discute o termo “inclusão digital” e o impacto da tecnologia na zona rural de Alagoas a partir da imersão no cotidiano de moradores do povoado Chorador, no município de Palmeira dos Índios, distante 133 quilômetros de Maceió.

As protagonistas são as irmãs Taíza e Patrícia que fazem parte da Geração Z - definida como aquela que não conhece o mundo sem as facilidades da tecnologia. O depoimento delas é fio norteador para relatos de outros moradores e cenas do dia a dia de uma região eminentemente rural, mas não imune às transformações trazidas com a chegada da internet. Apesar do acesso limitado, crianças e adolescentes (Geração Z) já conseguem ler o mundo a partir dos seus celulares e tablets.

A base teórica para esse fenômeno é dada pelo professor doutor Luis Paulo Mercado, também coordenador geral da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied) da Universidade Federal de Alagoas.Em vários momentos da reportagem, ele explica o impacto das tecnologias nas mais diversas áreas do cotidiano, como também leva a reflexão sobre as escolhas dos conteúdos ofertados pela internet.

De acordo com o coordenador de jornalismo do Canal, José Brito, o formato atual do programa é uma das grandes conquistas do núcleo. “Mudamos radicalmente o formato para, sobretudo, poder produzir conteúdos inéditos, sem depender de imagens de arquivo. Além disso, a experiência de produção em rede, com realizadores independentes, garante a pluralidade do projeto. Isso é sensacional. Olhar para temas recorrentes e inovadores a partir de olhares diversificados e com narrativas novas”.

Sala de Notícias
De segunda a sexta-feira, às 14h30