Curso de Filosofia recepciona calouros com programação especial

Debates sobre estágios supervisionados e experiências do Pibid compõem os dois dias de programação

13/03/2014 12h25 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28
Feras e veteranos marcaram presença no evento

Deriky Pereira e Keila Oliveira – estudantes de Jornalismo

Os calouros do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Federal de Alagoas também foram recepcionados com uma programação especial, que teve início nesta quarta-feira, 12. Durante a tarde, a aluna Natália Domingos, do 6º período, comandou mesa-redonda intitulada “Estágio supervisionado em Filosofia: relatos de experiências”, mostrando aos presentes pontos relevantes do tempo em que permaneceu em seu estágio.

A programação é realizada pela coordenação do curso em parceria com o Centro Acadêmico Douglas Magalhães (CADM). Segundo Naílton Fernandes, um dos integrantes do Centro, a realização das mesas-redondas se dá de forma bastante específica. “Serão apresentados relatos de experiências de estágios 1, 2 e 3, que são disciplinas ministradas a partir do 5º período do nosso curso. É direcionado aos feras, mas veteranos também podem participar”, comentou o estudante.

De acordo com as professoras Elizabete Amorim e Ruslane Bião, coordenadoras da iniciativa, a interatividade entre calouros e veteranos é um dos objetivos. “O debate e a troca de experiências são pontos de relevância em nossa programação, pois buscamos, também, proporcionar uma discussão sobre o ensino de Filosofia nesta semana de recepção aos feras e valorizar as produções acadêmicas dos estudantes, resultado dos trabalhos de campo das disciplinas de Estágio Supervisionado”, explicaram.

Já no segundo dia da programação especial de recepção aos feras do curso de filosofia foi marcado pelas discussões dos participantes da mesa-redonda intitulada "As experiências do Pibid de Filosofia." Eles falaram sobre os desafios dos professores e dos graduandos do curso que participaram do Pibid  ao ministrarem aulas no ensino médio de escolas públicas.

Para o professor Airton Torres, supervisor do projeto, é necessário que o educador assuma uma postura crítica e reflexiva, o que não é muito visto na atualidade do cenário educacional. Ele comentou que os obstáculos devem servir para motivar o professor a sair da mesmice, utilizar novos recursos e ser dinâmico, para dessa forma auxiliar na formação dos cidadãos através do fortalecimento da educação, provocando mudanças e transformações sociais.

Os graduandos José Aparecido e Robertina Teixeira compartilharam as experiências que obtiveram durante o Pibid. José afirmou que o projeto o ajudou a unir a teoria e a prática e auxiliá-lo em sua formação acadêmica. Robertina Teixeira comentou sobre a relação do estágio e do Pibid para a formação à docência. A professora Ruslane Bião encerrou fazendo o convite aos feras que desejam participar do Pibid com o intuito de aprimorar e obter mais conhecimento da vida docente, contribuindo assim na sua formação.