Capes lança Plataforma Sucupira com transmissão ao vivo

Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Ufal, Simoni Meneghetti, participa da solenidade

27/03/2014 11h34 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28

Redação Ascom com informações da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza a cerimônia de lançamento da Plataforma Sucupira nesta quinta-feira, 27, às 14h, em Brasília. O evento será transmitido ao vivo por meio deste link.

O preenchimento das informações, como cadastro de discentes, na Plataforma poderá ser feito a partir do dia 3 de abril. Como representante da Universidade Federal de Alagoas, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Simoni Meneghetti, está em Brasília para participar da solenidade.

A Plataforma

A Plataforma Sucupira é uma nova e importante ferramenta para coletar informações, realizar análises e avaliações e será a base de referência do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O sistema disponibilizará, em tempo real e com muito mais transparência, as informações, processos e procedimentos que a Capes realiza no SNPG para toda a comunidade acadêmica. Igualmente, a Plataforma propiciará a parte gerencial-operacional de todos os processos e permitirá maior participação das pró-reitorias e coordenadores de programas de pós-graduação.

A escolha do nome é uma homenagem ao professor Newton Sucupira, autor do Parecer nº 977 de 1965. O documento conceituou, formatou e institucionalizou a pós-graduação brasileira nos moldes como é até os dias de hoje.