Núcleo de estudos promove seminário sobre habitação no Campus Arapiraca

O evento será entre os dias 11 e 14 de fevereiro; o HABITAR conta com o apoio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade do Agreste

07/02/2014 11h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28

Rosiane Martins - estudante de Jornalismo

O Núcleo de Estudos HABITAR, coordenado pelo professor Ricardo Victor Rodrigues Barbosa e por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove o 1º Seminário Habitar com a temática: "Pensar, construir, habitar" de 11 a 14 fevereiro, no auditório do Campus Arapiraca.

O evento tem como pauta discutir questões relativas ao habitar enquanto necessidade do indivíduo. “Procuraremos discutir a questão de que o "habitar" não está ligado unicamente à habitação, o ser humano habita a cidade, a região na qual vive etc. O habitar não envolve apenas a construção material de uma edificação, há nesta ação uma relação de identidade, necessidades individuais de adequação do espaço que não podem nem devem ser negligenciadas, destaca o professor Ricardo.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de fevereiro por meio de um formulário de pré-inscrição no qual o interessado preenche com seus dados pessoais e efetiva o pagamento de uma taxa de R$ 10. O formulário está disponível aquiOs interessados podem obter mais informações por meio do seguinte endereço eletrônico: seminariohabitar@gmail.com. O evento tem carga horária de 12 horas.

Programação

Na programação estão inclusas palestras com professores dos campi e A.C. Simões e Arapiraca, além da presença de docentes da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Confira abaixo:

Dia 11/02 - 9h30
Palestra: O Lugar como Moradia
Palestrante: profa. Dra. Maria Ester Ferreira da Silva (Campus Arapiraca)

Dia 12/02 - 9h30
Palestra: A noção do Habitar na ontologia de Heidegger: mundanidade e quadratura
Palestrante: prof. Dr. Anderson de Alencar Menezes (Campus Arapiraca)

Dia 13/02 - 9h30
Palestra: Evolução do habitar
Palestrante: prof. Dr. Fernando Antônio Santos de Souza (Universidade Federal de Sergipe)

Dia 14/02 - 9h30
Palestra: Habitar nas alturas em Maceió: os primeiros edifícios unifamiliares - década de 1960 e 1970.
Palestrante: prof. Dr. Alexandre Márcio Toledo (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU)