Empresas incubadas são classificadas em Prêmio de Inovação e Empreendedorismo

O 1º Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador, promovido pelo Governo do Estado, selecionou três empresas da Incubal

25/02/2014 10h10 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h28

Pedro Barros - estudante de Jornalismo

Foi divulgado sexta-feira (14) o resultado dos projetos premiados no 1º Prêmio Alagoano Empreendedor Inovador. As empresas que tiveram seus trabalhos selecionadas foram Meu Tutor, Tec-Irriga e Zuq, todas provenientes da Incubadora de Empresas de Alagoas (Incubal), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Em sua primeira edição, o concurso, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), teve como objetivo estimular, reconhecer e prestigiar projetos inovadores no âmbito da gestão pública do Estado.

A Comissão Julgadora avaliou nove projetos, mas os três selecionados ainda não estão em ordem classificatória. As classificações serão anunciadas na cerimônia de premiação, que acontecerá em 26 de março. O valor das premiações é de R$ 40 mil para o primeiro lugar, R$ 25 mil para o segundo e R$ 15 mil para o terceiro. A premiação para a incubadora da empresa classificada em primeiro lugar, no caso, a Incubal, receberá o prêmio único de R$ 20 mil.

Segundo a coordenadora da Incubal e do Núcleo de Inovação Tecnológica, Silvia Uchoa, o prêmio foi reflexo do incentivo e do apoio dado às empresas para participarem. "O retorno foi excelente, pois as três classificadas foram nossas. Vemos que o trabalho feito desde 1999 pelas incubadoras está começando a dar frutos bastante interessantes", falou a coordenadora, que também comemorou a seleção da empresa arapiraquense Tec-Irriga. Ainda em fase de pré-incubação, essa start up desenvolveu o projeto Planejamento e Viabilidade Econômica da Irrigação, por meio de modelos matemáticos, que lhe rendeu a colocação entre as três melhores.

Game educativo

A empresa Meu Tutor apresentou o projeto de uma plataforma online voltada para preparar alunos do ensino médio para o Enem. "Essa plataforma é baseada em três fatores: primeiro, uma aprendizagem personalizada, ou seja, que se adapta ao conhecimento e ao perfil do aluno; segundo, um ambiente gamificado, isto é, reúne vários elementos de jogos tradicionais, colocados na plataforma para motivar o aluno a continuar aprendendo; e o terceiro fator é a aprendizagem colaborativa, que permite que os estudantes se ajudem entre si", explicou Olavo Holanda, fundador do empreendimento.

A MeuTutor oferece uma plataforma disponível online, que já é assinada por algumas pessoas que desejam se preparar para o exame. Para adaptar a ferramenta à gestão pública, a plataforma passou a contar com outros tipos de acesso, além das contas para aluno. "Estamos fazendo a parte de gestão da plataforma, que é colocar outros papeis, como professor ou diretor, para que eles possam ver o desempenho dos alunos, das turmas e da escola", explicou.

Redução de gastos públicos

O projeto da empresa Zuq visa a modernizar o controle do transporte público com uma gestão informatizada. A plataforma online http://flits.mobi/, que já pode ser usada gratuitamente por usuários individuais, foi proposta para gerenciar as frotas existentes em Alagoas. "O Estado gastou, em 2013, mais R$ 73 milhões com locação de veículos. O governo gasta muito porque não previne", enfatizou o cientista da computação Willy Tiengo, sócio da Zuq.

Segundo o projeto apresentado pela empresa, um dos principais problemas é o controle insuficiente sobre o ciclo de vida de manutenção dos veículos. "Há diversas manutenções preventivas (como troca de óleo ou de correia dentada) que são negligenciadas, causando danos muito maiores que terminam por inutilizar o veículo e gerando gastos elevados de manutenção corretiva. 'Quebrou um carro, aluga outro.' É desperdício de dinheiro público", explicou.

Os sócios estimam que o Estado tenha alugado cerca de dois mil veículos ano passado e que, com esse valor, poderiam ser adquiridos aproximadamente 2,5 mil veículos. "A maioria das grandes empresas privadas ainda adota o modelo de frota própria, pois os custos são significativamente mais baixos se comparados à locação de veículos", justificaram. A ferramenta flits.mobi fornece tanto mecanismos para gerenciar a frota [como controle dos abastecimentos, troca de pneus e manutenções] quanto a função opcional de rastreamento do veículo, por meio de GPS.

Além de favorecer a fiscalização dos deslocamentos, essa função inclui o bloqueio remoto do carro e um botão de pânico, que aciona a central em situações de pânico.