Ufal tem inscrições abertas em seis programas de pós-graduação

As vagas são para o primeiro semestre letivo de mestrado e doutorado

08/01/2014 11h26 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29

Manuella Soares - jornalista

A Pró-reitoria de Pós-graduação da Ufal deu início às seleções para mestrado e doutorado desde o ano passado, mas, seis programas continuam com inscrições abertas. Esta semana ainda é possível se candidatar a uma vaga nos metrados em Agronomia e Ambiente, e Matemática. Os maiores prazos são para outros programas como Economia, Ciências da Saúde e Física.

O mestrado em Agricultura e Ambiente, na linha de pesquisa Manejo de Ambientes Agrícolas está oferecendo 22 vagas. As inscrições terminam no próximo dia 10 de janeiro. Além da prova de conhecimentos específicos, os candidatos serão avaliados pelo currículo lattes e pelo histórico acadêmico da graduação. O mesmo prazo é para as inscrições do mestrado em Matemática (10 de janeiro), que está disponibilizando sete (07) vagas. Neste período só é possível optar pela seleção por meio da nota obtida na disciplina “Análise Real”, ofertada pelo Programa de Verão do PPGMat.

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac) está com as inscrições abertas até 17 de janeiro para o mestrado em Economia, com cinco (05) vagas disponíveis. As etapas eliminatórias são a da prova escrita de conhecimentos específicos e a da defesa do memorial acadêmico junto com o projeto de pesquisa. Já o critério de classificação final será a nota da prova de proficiência em Inglês. Também encerram no dia 17 as inscrições para o mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, do Centro de Educação (Cedu). São 15 vagas, distribuídas em ensino de biologia, ensino de física, ensino de matemática, ensino de química e pedagogia, todas as linhas com três vagas cada.

O Programa de Ciências da Saúde (PPGCS) do Instituto de Ciências Biológicas (ICBS) inscreve até 20 de janeiro para o mestrado em Ciências da Saúde, com 15 vagas, e, para o doutorado em Ciências da Saúde, com oferta de 19 vagas. A seleção se dará de forma eliminatória na etapa de defesa do projeto de dissertação ou tese e, classificatória, na fase de análise curricular.

Também estão abertas as inscrições para o mestrado e o doutorado em Física, até 31 de janeiro, com 15 vagas disponíveis, cada um. A seleção é comporta pelas etapas de análise de currículo (peso 3,0) e análise do Histórico Escolar (peso 7,0). Todos os detalhes dos editais abertos podem ser encontrados no site da Ufal, basta clicar no link “Concursos e Editais” e procurar a opção desejada.