Projeto Pró-carroceiros continua atividades em 2014

O projeto foi avaliado pela equipe Unisol/ Santander e a parceria foi renovada

02/01/2014 11h46 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
visita dos avaliadores do projeto

visita dos avaliadores do projeto

Redação Ascom

A equipe Unisol/ Santander fez, no dia 20 de dezembro, a última visita avaliativa ao Projeto Pró-carroceiros da Universidade Federal de Alagoas. O projeto é uma referência na área social e foi vencedor do Prêmio Santander Universidades Solidárias 2012, com o trabalho de implantação de Associação de carroceiros no Bairro Vergel.

Durante a visita da equipe, aconteceu uma reunião com o grupo da universidade, no Espaço Cultural, pela manhã, e um encontro com os carroceiros na Associação dos Carroceiros da Região lagunar, que fica anexo à escola Estadual Maria Rita de Lira, no Caic- Dic Estrada. Essa associação já é o resultado concreto do projeto.

Waldenor Moraes, professor do Curso de línguas da Universidade Federal de Uberlândia e gestor do programa Inglês sem fronteiras no MEC, foi o avaliador das atividades do primeiro ano do projeto. Ele ficou satisfeito com o que viu, indicando a aprovação do financiamento para o segundo ano das atividades.

Segundo Pierre Barnabé Escodro, coordenador do projeto, as atividades não conseguiram alcançar integralmente os objetivos propostos para o primeiro ano. "Nossa proposta era empoderar a comunidade de carroceiros através da implantação e total funcionamento das atividades de carroça delivery, mas tivemos algumas dificuldades, como a questão das drogas que assola essa comunidade e é uma limitante gigante, além da inexperiência da equipe em fazer esse trabalho de extensão", justificou o professor.

Para Pierre Barnabé, é preciso fortalecer as ações de extensão da Universidade. "Na maioria das vezes, a visão de extensão fica restrita aos assistencialismo, que é necessário em muitas situações, mas que pode dificultar o empoderamento das comunidades, criando uma consciência de conformismo, sedentarismo e resistência ao trabalho. Desta forma, quebrar esse paradigma, já constante nas atitudes governamentais, é quase uma barreira insuperável, que só a educação, a paciência e o amor podem ultrapassar", ressaltou o coordenador do projeto.

A proposta do projeto é possibilitar a atuação autônoma da comunidade. "A ideia é que em 2015, a comunidade assuma a associação e a universidade continue no apoio à ela, não na condução e manutenção diária das atividades, como ocorreu em 2013 e deve perdurar em 2014", projeta o professor.

O coordenador do projeto pró-carroceiros destaca parcerias que foram fundamentais para a implantação do trabalho, como o apoio dos cursos envolvidos: Direito, Biblioteconomia, Contabilidade, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Medicina Veterinária, Fonoaudiologia (Uncisal) e Zootecnia. "Em especial, destaco a participação das professoras Deise Juliana ( CEDU) e Adriana Lafaiete ( Biblioteconomia), que foram coordenadoras adjuntas e que muito ajudaram no contato comunitário e andamento das atividades", completa Pierre.

Já no dia 9 de Janeiro a equipe deve fazer a primeira reunião de planejamento, buscando reforçar as atividades de educação e entretenimento, unindo mais a comunidade à Ufal, reforçando assim o incremento de renda para os carroceiros através da associação, e o bem estar animal aos equídeos.