Ph.D na área de Análise ministra minicurso na Ufal

Atividade faz parte do Programa de Verão, promovido pelo Instituto de Matemática

27/01/2014 17h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h29
Jorge Hounie é professor da federal de São Carlos

Déborah Moraes - estudante de Jornalismo

Na tarde desta segunda-feira, 27, teve inicio o minicurso Lições sobre estimativas de Sobolev-Galgliardo-Nirenberg, no Instituto de Matemática (IM) da Universidade Federal de Alagoas. Quem ministra as aulas é o professor Jorge Guilherme Hounie, doutor e pesquisador na área de Análise, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais e sua relação com certos tópicos de Análise Funcional, Geometria Diferencial e Teoria de Várias Variáveis Complexas. Jorge Hounie é professor titular da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador nível 1A do CNPq

A iniciativa é do programa de Pós-graduação em Matemática e compõe o 13º Programa de Verão do Instituto, que começou dia 6 de janeiro e vai até 28 de fevereiro. São cursos, minicursos e palestras na área de Matemática e afins, destinados aos participantes de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-graduação em Matemática, Marcos Petrúcio, o objetivo desse minicurso é motivar os estudantes e professores, da graduação e pós-graduação, e estimular seus interesses pelas pesquisas na área de análise, bem como a utilização de tais pesquisas na área de Geometria, na qual a Ufal tem tradição.

“Essa iniciativa é completamente benéfica para o programa de pós-graduação de Matemática da Ufal, já que não temos grande tradição na área de análise. Trazer minicursos como este pode ser um incentivo para novas pesquisas, além de ser um intercâmbio científico bastante rico, que oxigena o ambiente acadêmico”, disse o professor Marcos Petrúcio.

O minicurso acontece até quinta-feira, 30, das 14h às 15h, na sala da Pós-graduação do IM, no Campus A.C. Simões. Mais informações sobre o Programa de Verão em Matemática, você pode conferir aqui