Bienal recebe Orquestra Sinfônica da Ufal

02/11/2013 12h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Orquestra encanta o público

Graça Carvalho - jornalista colaboradora

Sob a regência do maestro Nilton Souza, a Orquestra Sinfônica Universitária da Ufal lotou o Teatro Gustavo Leite e conquistou o público da 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, na noite desta sexta-feira, 1º de novembro, convidando a todos a uma “Viagem Poético-Musical pelos Séculos 19 e 20”.

Antes do início do concerto, o reitor da Ufal, Eurico Lôbo, saudou os músicos, ressaltando a importância da presença da orquestra na bienal alagoana. “É com imensa satisfação que vamos vivenciar  um momento tão rico na nossa bienal. Só temos a agradecer e desejar que a orquestra da nossa universidade prossiga em sua trajetória de sucesso”, afirmou o Lôbo.

A coordenadora da Bienal, Stela Lameiras, destacou que a orquestra se apresentaria na última quinta-feira, no Teatro Deodoro, dentro do Projeto Quinta Sinfônica, mas, ajustou sua programação justamente para garantir sua participação na bienal.

“No próximo dia 28/11, a nossa orquestra voltará ao Teatro Deodoro, para dar continuidade ao Projeto Quinta Sinfônica”, informou Stela. O projeto acontece desde 2011, sempre na última quinta-feira do mês e conta com a parceria da Secretaria de Estado da Cultura e da Diretoria Estadual de Teatros de Alagoas.

A orquestra foi criada, oficialmente, em abril de 1981. Ao longo de 32 anos de existência foi conduzida pelos maestros Oswaldo Lupi, Almir Medeiros, Nicolas Gosse e a maestrina Flávia Vieira. Atualmente, o maestro Nilton Souza divide a batuta com o maestro José Alípio Martins.