Livro apresenta textos inéditos de Graciliano Ramos

Na palestra do jornalista e organizador da obra, Thiago Mio Salla, ele contou como encontrou os arquivos

27/10/2013 16h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Thiago Mio Sala

Thiago Mio Sala

Manuella Soares - jornalista

As outras facetas do escritor alagoano Graciliano Ramos foram apresentadas pelo jornalista paulistano Thiago Mio Salla, durante a programação da manhã deste domingo, 27, na 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A palestra no auditório do Centro de Convenções de Maceió se estendeu num bate-papo com o autor do livro “Garranchos”, que reúne 81 textos inéditos de Graciliano.  

Mio Salla contou que durante sete anos recorreu a acervos de vários lugares do país para procurar textos do escritor que jamais foram publicados em livros anteriormente. A obra que comemora os 120 anos de nascimento de Graciliano, traz informações de diferentes assuntos e personalidades do século 20. O minucioso trabalho de pesquisa revelou diferentes momentos da trajetória artística, intelectual e política do alagoano desde 1910 até 1950.  

Os “garranchos” encontrados pelo organizador Thiago Mio Salla compreendem crônicas, epigramas, artigos de crítica literária, discursos políticos, cartas publicadas na imprensa, o primeiro ato de uma peça de teatro, além de um conto juvenil intitulado “O ladrão”, datado de julho de 1915. 

Sobre o autor 

Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/ USP), bacharel em Letras (Português e Linguística) pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Atualmente, prepara uma edição especial das entrevistas e depoimentos que Graciliano concedeu ao longo da vida para diferentes órgãos de imprensa. Como jornalista, tem experiência com reportagem, elaboração de conteúdo para internet, assessoria de imprensa e comunicação interna empresarial.