Enem é obrigatório para ingressar na Ufal e outros programas

Além do acesso ao Ensino Superior, nota do exame pode ser decisiva para conquistar bolsas de estudo em programas ofertados para estudantes da graduação

22/10/2013 21h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Amauri Barros e Zeuxis Emanuel se preparam para acompanhar o Enem

Amauri Barros e Zeuxis Emanuel se preparam para acompanhar o Enem

Manuella Soares – jornalista 

Para quem deseja cursar uma graduação na Universidade Federal de Alagoas, a única porta de entrada é por meio do Enem. Os candidatos que vão disputar as vagas estão na reta final dos estudos para o exame que será realizado no sábado e domingo, dias 26 e 27 de outubro, próximo final de semana. Só em Alagoas, são cerca de 170 mil inscritos. 

Desde 2011, a Ufal adota como critério de seleção a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para 100% das vagas. Mas além de testar os conhecimentos e servir como certificação do Ensino Médio, o Enem também é essencial para os estudantes que desejam participar de alguns programas do Governo Federal que dão oportunidades de bolsas de estudo e capacitação. 

O programa Ciência Sem Fronteiras, por exemplo, exige que os candidatos à bolsas para estudar fora do país tenham obtido, no mínimo, 600 pontos no Enem. Outros programas como ProUni (Programa Universidade Para Todos) e Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), também solicitam a nota do Exame aos candidatos. A obrigatoriedade de realizar a prova é, inclusive, um critério para quem pretende solicitar o Fundo de Financiamento do Estudante do Ensino Superior (Fies). 

Na Ufal, o pró-reitor de graduação Amauri Barros, conta que a experiência do Enem/Sisu pelo terceiro ano consecutivo, é favorável no processo de ingresso de novos alunos. “Com a ampla divulgação, os estudantes já têm mais afinidade e, como temos um histórico considerável, fazendo estudos estatísticos com apoio da Copeve, esperamos minimizar os problemas e ter um processo com bem mais sucesso”, destacou o professor Amauri. 

A novidade é que os candidatos que farão as provas do Enem este ano já poderão usar a nota para concorrer às vagas nos novos cursos que a Ufal vai abrir no segundo semestre de 2014. Além dos 108 existentes, haverá disponibilidade para Letras-Libras, Agroecologia, Engenharia de Energias Renováveis, Engenharia Florestal, Ciências Biológicas (licenciatura), Sistemas de Informação e Engenharia de Produção. O pró-reitor de graduação disse que o número de vagas ainda não está totalmente definido, mas adiantou que no Sisu 2014 serão ofertadas, pelo menos, 5.450. 

Copeve vai participar do Enem 

Apesar de não ser responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio, em Alagoas, a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) vai acompanhar a aplicação das provas em algumas cidades. Um grupo da Copeve recebeu treinamento do consórcio do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira), para realizar este trabalho de apoio. 

“O consórcio convidou todas as instituições que aderiram ao sistema Enem/Sisu para fazer o acompanhamento da aplicação das provas. O grupo que recebeu a capacitação deverá atuar como observador. Certamente, nós vamos enriquecer mais ainda o modo de participar e aplicar nossas provas, teremos maior segurança nesse processo e poderemos contribuir com a nossa experiência. Como é um exame nacional, vamos mostrar também a nossa realidade nos locais de prova, que é diferente em cada lugar”, ressaltou Zeuxis Morais, coordenador do Sisu na Ufal. 

Enem em Alagoas 

O estado de Alagoas é o 4º em crescimento de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio, alcançando 36% a mais em relação ao número do ano passado. As provas dos dias 26 e 27 de outubro serão aplicadas em 23 cidades e mais de 200 locais. 

É importante que o candidato fique atento ao horário de abertura e fechamento dos portões, já que o Nordeste não tem horário de verão. Em Alagoas os portões serão abertos às 11h e fechados ao meio dia (horário local). 

No sábado, dia 26, as provas serão de Ciências Humanas e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. Já no dia 27, domingo, os alunos farão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação; e Matemática e suas tecnologias, com duração máxima de 5h30. 

Se ainda tem dúvidas sobre o Enem 2013, acesse o site do Inep.