Ascom da Ufal lança manual para padronizar linguagem jornalística

Será nesta sexta-feira, às 11h, na sala Café Literário-Cantinho das Ideias, em frente ao estande da Edufal

30/10/2013 12h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30

Redação Ascom 

A Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (Ascom) lança o Manual de Redação e Estilo da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Alagoas, que tem por objetivo promover padronização, estilo próprio e uniforme da linguagem jornalística da instituição. Será dia 1º de novembro, será às 11 horas, na sala Café Literário-Cantinho das Ideias, em frente ao estande da Edufal, na 6ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas. 

O Manual foi organizado pelas servidoras da Ufal, as jornalistas Simoneide Araujo e Mauricélia Ramos, e nele estão descritos procedimentos de rotina, normas de redação jornalística e entrevistas, dicas de escrita na Web, assim como esclarecimentos sobre dúvidas de Língua Portuguesa. “O Manual é uma compilação de manuais de jornais, universidades e livros da área. Pretendemos que todos que escrevem nos sites da Ufal utilizem os padrões contidos na publicação para uniformizarmos nossa linguagem institucional”, disse Simoneide Araújo, coordenadora da Ascom. 

Mauricélia Ramos destaca a parceria de sucesso para a edição deste Manual. “Esse trabalho começou no início de 2012 e foi fruto de intensa pesquisa, para trazermos o que há de melhor nas publicações semelhantes no País. O apoio da gestão da Universidade e da Edufal para seu lançamento reforça a importância do trabalho”, ressaltou. 

As Unidades Acadêmicas e setores da Universidade receberão o Manual de Redação e Estilo da Assessoria de Comunicação da Ufal, que também ficará disponível no Portal da Ufal para consultas.