Pesquisas sobre Direitos Humanos serão destaque em Colóquio Interamericano

O V Colóquio Interamericano de Educação em Direitos Humanos será realizado de 11 a 13 de setembro em Goiás

05/08/2013 07h51 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Professora Mara Rejane

Professora Mara Rejane

Lenilda Luna - Jornalista 

No período de 11 a 13 de setembro, o Brasil sediará a V edição do Colóquio Interamericano de Educação em Direitos Humanos - Fronteiras e Horizontes Comuns em EDH e o IV Pensar em Direitos Humanos. A escolha do Brasil como sede foi uma decisão do encontro anterior, realizado na Argentina. O objetivo do evento é reunir educadores de toda a América Latina para debater as questões comuns relacionadas à Educação em Direitos Humanos e avaliar quais os avanços conquistados. O Colóquio é realizado pela Rede Interamericana de Educação em Direitos Humanos, a Universidade Nacional de Quilmes, da Argentina, e a Universidade Federal de Goiás. 

Representando a Universidade Federal de Alagoas, estarão presentes ao Colóquio a pesquisadora Juliana Alves, atualmente mestranda do programa de pós- Graduação em Educação do Centro de Educação e integrante da Equipe do Curso de Especialização de Educação em Direitos Humanos e Diversidade da Ufal, e a professora Mara Rejane Ribeiro, doutora em Direitos Humanos, que além de atuar como docente da Faculdade de Serviço Social da Ufal, também está na coordenação da Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública. 

Para Juliana Alves, o evento é uma excelente oportunidade dos pesquisadores divulgarem o que o estado de Alagoas tem desenvolvido na área específica da Educação em Direitos Humanos. "Será um espaço riquíssimo para a troca das mais diversas experiências que têm sido realizadas acerca da temática da Educação em Direitos Humanos no âmbito da América Latina. São espaços como esses que permitem a divulgação do trabalho que tem sido feito no âmbito local. Também considero o evento uma oportunidade ímpar de conhecermos o que vem sendo construído em torno da temática em âmbito internacional, o que nos fortalece enquanto pesquisadores dessa área, pois nos possibilita construirmos novos laços e fortalecermos o trabalho em rede”, destaca a pesquisadora. 

Para a coordenadora do curso de especialização em Direitos Humanos, Mara Rejane, garantir a participação da Ufal apresentando trabalhos no Colóquio Interamericano, provocou uma reflexão sobre a trajetória da Educação em Direitos Humanos no Estado de Alagoas. "Fiz uma avaliação de todo um trabalho que vem sendo construído ao longo de seis anos aproximadamente. Assumimos esta responsabilidade desde 2007, quando passei a representar a Rede Nacional de Educação em Direitos Humanos no Estado.

Foi possível fazer um balanço de todo este processo que visava formar uma base sólida para implantar a EDH num Estado que apresenta os índices mais elevados de analfabetismo, cunhado por uma cultura política arraigada por valores autoritários. Assim, foram desenvolvidas ações no processo de formação de educadores em Direitos Humanos envolvendo representantes da sociedade civil organizada, dos órgãos públicos e academia. Investimos na reconstrução de princípios que regem a cultura no âmbito das relações sociais que se processam no contexto contraditório da sociedade”, relatou. 

As pesquisadoras ainda reforçam que todo o trabalho que vem sendo desenvolvido apoia-se nos resultados de um projeto de pesquisa-ação, pela via da extensão universitária, realizado junto à Rede Pública de Ensino Básico do Estado de Alagoas. Esse processo é resultado de uma parceria entre a Ufal, através da Assessoria de Educação em Direitos Humanos e Segurança Pública, Centro de Educação, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Faculdades de Serviço Social e de Pedagogia, Coordenação Institucional de Educação a Distância e Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior e o Sistema Universidade Aberta do Brasil, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Fórum dos pró-reitores de Extensão. 

Os trabalhos aprovados e selecionados, de autoria das pesquisadoras, farão parte de dois eixos temáticos do Colóquio. No Eixo sobre Formação de Formadores, Mara Rejane apresentará o trabalho intitulado “A Trajetória da EDH no processo de formação de formadores em Alagoas em níveis de graduação e pós-graduação". 

O trabalho é uma parceria com a pesquisadora Juliana Alves e a professora Marli Araújo, também professora da Faculdade de Serviço Social da Ufal. Já no eixo sobre Desigualdades, diferenças e diálogos interculturais, Juliana Alves estará apresentando o trabalho intitulado “Direitos Humanos e Diversidade: novos caminhos". O trabalho é uma parceria da pesquisadora com a sua orientadora no mestrado, professora Elione Maria Nogueira, doutora em Educação do Cedu-Ufal, e a professora Mara Rejane.