Tese de doutorado de Computação é considerada a melhor do Brasil em 2012

Premiação foi concedida durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação realizado em Maceió

31/07/2013 12h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Professor Márcio Medeiros

Professor Márcio Medeiros

Lenilda Luna - jornalista 

O Instituto de Computação da Universidade Federal de Alagoas tem muito o que comemorar nestes últimos dias. Além do sucesso da organização do 33º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, realizado em Maceió, entre os dias 23 a 26 de julho, ainda teve um reconhecimento muito especial à produção científica de um de seus professores. É que em todas as edições do Congresso, são selecionadas teses de doutorado do ano anterior, para serem premiadas. A tese de doutorado do professor Márcio de Medeiros Ribeiro, do IC da Ufal, defendida na UFPE em setembro do ano passado, foi eleita a melhor tese da área de Computação, produzida em 2012. 

Concorreram seis trabalhos, que foram selecionados entre cerca de 40, de todo o país. A pesquisa do professor Márcio Ribeiro foi voltada para o trabalho compartilhado dos desenvolvedores de softwares. "Podemos comparar com a reforma de uma casa. Várias pessoas estão trabalhando, cada uma na sua função. Mas se elas não se comunicam, o trabalho de um pode prejudicar o trabalho do outro. Por exemplo, se o pintor terminar o serviço dele quando o eletricista ainda vai precisar quebrar a parede para passar cabos, de que vai adiantar? O trabalho vai precisar ser refeito e assim se perde tempo e recursos", explicou didaticamente o pesquisador. 

Ele destacou que na Computação, os desenvolvedores de softwares também trabalham de forma compartilhada, mas se não tiverem comunicação, o código produzido por um pode desfazer o que foi desenvolvido pelo outro. "Além de descrever esse problema, apresentamos uma solução. Criamos um software que é uma forma de orientar a atividade, avisando sobre a dependência entre os módulos, com alertas de que a programação anterior pode ser afetada por essa nova interferência no sistema", disse Márcio. O software foi testado com programadores que verificaram um aumento na produtividade e na qualidade do trabalho.  

O conceito de Modularização Emergente de Features pode ser conferido aqui

Veja aqui que o trabalho do professor Márcio Ribeiro já foi premiado internacionalmente em 2010