Orquestra se apresenta em mais uma Quinta Sinfônica

Apresentação de obras de Schubert e Gershwin acontece no próximo dia 25 de julho, no Teatro Deodoro

15/07/2013 14h21 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31

Renata Menezes – estudante de Jornalismo

A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas irá apresentar a Sinfonia nº 5, de Franz Schubert, e a Rhapsody in Blue, de George Gershwin, no seu próximo concerto, dia 25 de julho, às 20h, no Teatro Deodoro. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir das 14h do dia da apresentação, na bilheteria do teatro.

O concerto faz parte do projeto Quinta Sinfônica, realizado pela Ufal, em parceria com a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Com o projeto, integrantes da Orquestra pretendem oferecer ao Estado um novo espaço para desfrutar da música erudita, visando ao estímulo do consumo e à formação de público. Além da apresentação de julho, estão programados concertos para setembro, novembro e dezembro.

A Quinta Sinfonia de Schubert

Apesar de ter falecido cedo, aos 31 anos, Franz Schubert se consagrou como um dos mais importantes compositores austríacos do início do século XIX. Inspirado pela obra de Beethoven, Schubert compôs canções líricas, óperas, sinfonias, música para orquestra de câmara, composições para piano e outros.

O compositor tinha apenas 19 anos quando finalizou a sua quinta sinfonia, a que mais se aproxima do estilo clássico entre as seis deixadas pelo compositor. Apesar disso, a primeira execução ocorreria apenas 12 anos após sua morte, em 1841. A sinfonia é escrita em formato de sonata e está dividida em quatro movimentos: Allegro, Andante com moto, Menuetto e Allegro vivace.

Rhapsody in Blue

George Gershwin começou a trabalhar no ramo da música aos 15 anos de idade e aos 17 já publicava suas próprias composições. A união entre o popular e o erudito é um traço marcante de sua obra, que inclui trilhas para musicais da Broadway, óperas, músicas orquestrais e solos para piano.

Rhapsody in blue, de 1924, foi a composição responsável pela consagração do autor. Ela une elementos clássicos e traços característicos do jazz, estilo influenciado pela cultura africana, que estava em evidência na época de sua estreia. A música já foi executada em filmes, programas de TV, propagandas e por orquestras renomadas de todo o mundo. No concerto do dia 25, a execução contará com o acompanhamento solo do pianista Manoel Vieira Junior.