Biblioteca Central recebe exposição sobre Marie Curie

Atividade foi planejada pela Embaixada Francesa e pelo governo brasileiro

18/07/2013 12h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Lenilda Austrilino, da Secti, Jenner Bastos, Pedro Valentim e Yann Hamonic,  em visita à exposição

Lenilda Austrilino, da Secti, Jenner Bastos, Pedro Valentim e Yann Hamonic, em visita à exposição

Jhonathan Pino - jornalista

Na terça-feira (17), professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Aliança Francesa, e membros da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti/AL) participaram do lançamento da Exposição sobre Marie Curie, na Biblioteca Central do Campus A. C. Simões. A exposição foi produzida a partir de parceria entre a Embaixada Francesa e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Conhecedor da história da homenageada, Jenner Bastos foi convidado para contribuir com a solenidade. “Trata-se de uma personalidade encantadora e da mais alta importância. Quero agradecer a oportunidade de trazer para a universidade a história de uma pessoa tão extraordinária. É uma figura que tem valor como figura feminina e que contribuiu decisivamente para a internacionalização da ciência”, disse o docente do Instituto de Física (IF).

Marie Curie foi uma polonesa, de cidadania francesa, que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1903, com seu marido Pierre Curie, após descobertas no campo da radioatividade. Em 1911, ela recebera o Prêmio na área de Química, pela descoberta dos elementos químicos rádio e polônio, tornando-se a primeira pessoa a receber o Nobel em duas ciências distintas.

O pioneirismo de Marie Curie a colocou como primeira mulher a lecionar e a receber o título de doutora pela Universidade de Sourborne. Sua história pode ser lida em português e francês até o dia 31 de julho, na Biblioteca Central. Depois disso, a exposição vai à cidade de Arapiraca. “A ideia é que ela rode todo o Brasil, expondo a trajetória dessa cientista”, lembrou Yann Hamonic, professor da Faculdade de Letras da Ufal e da Aliança Francesa.