Alunos da Ufal vencem o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo

Duas produções empataram no 1º lugar na categoria estudante

- Atualizado em
O reitor Eurico Lôbo recebeu, em seu gabinete, os estudantes vencedores do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental | nothing

Deriky Pereira – Estudante de Jornalismo

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas comemora mais uma conquista: a vitória dos estudantes Amanda Môa, Eduardo Leite, Lucas Alcântara e Rhamayana Barreto na 10ª edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, realizado no último sábado, 8, em Maceió. Os trabalhos premiados foram “Mundaú – Além da Margem”, uma vídeorreportagem feita por Amanda, Eduardo e Rhamayana; e “Despoluir: O desafiador exercício da limpeza”, elaborado por Lucas.

Na opinião de Rhamayana, dividir o prêmio com seus dois grandes amigos foi importante para consolidar a boa relação que sempre tiveram nesses quatro anos de curso. “Estamos quase na reta final, nos formando agora, e fazer esse trabalho juntos foi muito bom. Quando o Eduardo deu a ideia, a gente foi lá, trabalhou junto, passamos uma madrugada editando, enfim, dividir esse prêmio foi muito bom, inclusive, para a nossa amizade”, revelou a estudante.

Amanda Môa, por sua vez, relembrou as palavras que disse no evento. Para ela, a conquista também é da universidade. “Olha, antes de reconhecer o nosso trabalho, não podemos negar que muito do que a gente aprendeu foi aqui. A minha experiência com vídeo, a do Eduardo com foto, enfim, a produção em si, pois não é só chegar e fazer. Então, mesmo que não tenha sido com os materiais daqui, por exemplo, com a estrutura, queremos mostrar que esse prêmio é da Ufal”, revelou.

Para Eduardo, o diferencial foi ousar. “A iniciativa de fazer uma vídeorreportagem surgiu da vontade de elaborar algo diferente do que se concorre naturalmente na premiação, como a produção em texto e fotografias, por exemplo. Sem contar que outro diferencial foi ter entrado na Lagoa, visto que quando o assunto é abordado pelos outros meios, eles não costumam entrar. Então, a ideia é essa, de mostrar que a gente pode ousar”, salientou o estudante.

Já Lucas Alcântara declarou que não esperava a vitória. “Primeiramente, eles anunciaram os três finalistas e quando ouvi o meu nome, juntamente aos demais concorrentes, eu fiquei receoso, pois diferente deles, o meu foi uma produção acadêmica. Então eu era o 'calouro' no meio dos três. Mas quando anunciaram que tinha sido um empate, quando ouvi o meu nome, foi uma emoção tremenda. Uma das melhores sensações em receber uma notícia, fiquei muito nervoso, surpreso e emocionado”, relembrou o estudante.

Reitor recebe os vitoriosos

Os estudantes vitoriosos foram recebidos, na tarde desta segunda-feira, 10, pelo reitor Eurico Lôbo. Na ocasião, ele parabenizou os vitoriosos e comentou a felicidade pela conquista. “O nosso compromisso é fazer com que vocês tenham uma formação de qualidade. Então, quando vocês ganham um prêmio desses, é a Ufal que fica mais forte. Nós temos, sim, que valorizar muito esse prêmio”, comemorou Eurico.

A vice-coordenadora do curso, Andréa Moreira, ressaltou a ideia do Prêmio. “A premiação tem o objetivo de sensibilizar a sociedade e os órgãos públicos para a solução dos problemas. Além disso, os trabalhos de vocês tiveram um cunho fortemente social. E eu gostaria de reforçar que apesar de ter participado da banca examinadora, não julguei os trabalhos de vocês, ficando apenas na torcida. Mas, depois que o julgamento terminou, eu pude dizer que esses meninos foram meus alunos”, disse, parabenizando-os, em seguida.

Já o coordenador do curso, Amílton Gláucio, ressaltou que a forte presença da Ufal na premiação. “Quando eu vi que vocês foram premiados, relembrei que outros prêmios, inclusive, também saem para ex-alunos daqui da universidade. Apesar dos problemas que temos, é importante destacar a presença de alunos e ex-alunos nossos, que sempre são premiados. Eu quero pegar os materiais de vocês para expôr em nossos corredores, dar visibilidade à vitória de vocês, que são a nossa referência lá fora”, frisou.