Usina Ciência traz atrações e exposições para o 1° Alagoas Caiite

Espaço Ciência, Planetário Digital e shows de Química e Física são destaque no Congresso Acadêmico

23/04/2013 12h20 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h30
Bicicleta Eletrica atrai alunos de escolas da capital

Tayane Barreto – estudante de jornalismo

Participantes do 1º Alagoas Caiite podem prestigiar exposições e conhecer experimentos realizados por estudantes e bolsistas da Usina Ciência. O Planetário Digital é um dos espaços mais concorridos, com capacidade para aproximadamente 40 pessoas. Nele é feita uma apresentação com a simulação do céu onde é possível aprender mais sobre o Sistema Solar e ainda tirar dúvidas.

Quem visita o Planetário fica encantado. “Espetacular! É maravilhoso ver o universo. Já tinha visto antes, mas fiz questão de ver de novo”, comentou Bruna, estudante do 3º ano do colégio Moreira e Silva. José Henrique, também estudante, declarou: “Achei muito legal, pois nunca tinha visto. Não tinha estudado os planetas profundamente. Foi como estar lá fazendo uma viagem pelo universo”.

Shows

O estande de shows de Química e Física também ficou lotado durante o primeiro dia do Congresso. Dentre os experimentos da Física estão: mini-usina hidrelétrica, lâmpada de plasma, ebulióscopo ou tesômetro, eletroímã e o gerador de Van de Graaff, que possibilita processos de eletrização por contato, indução ou por atrito. Já os shows de Química são marcados por experimentos atrativos como mistura de produtos químicos para fazer espuma, mudar a cor de líquidos e até mesmo fazer aparecer mensagens invisíveis.

No fim dos shows, a estudante Karina Rayane declarou: “Achei interessante, pois serviu muito para meus estudos. Tinha visto a parte teórica na escola, mas aqui pude ver um pouco da prática”. Graziela Morais, aluna do 9º ano do colégio José da Silva Camerino, também se encantou: “Gostei muito, foi bem interessante. Foi bom para eu aprender e me interessar pela física e pela química. Quero fazer Medicina e sei que vou precisar de algumas coisas do que vi aqui”.

Espaço Ciência

No estande de exposições Espaço Ciência, visitantes se divertem com o brinquedo utilizado para testar a coordenação motora, um circuito eletrizado de cobre que, ao entrar em contato com a haste feita do mesmo material, produz energia e ativa os sons e as luzes do brinquedo. No local, a bicicleta elétrica desperta a curiosidade dos transeuntes. Ao pedalá-la, a energia mecânica e térmica é transformada em energia elétrica através de uma bobina, o suficiente para que um mini-rádio funcione e luzes se acendam. E ainda há a medição do Índice de Massa Corporal (IMC) feita pela equipe do estande.

Usina Ciência

A Usina Ciência é um espaço de experimentos da Universidade Federal de Alagoas que contribui para a melhoria do ensino de ciências do Estado e para a alfabetização científica de estudantes de Ciências Naturais, Física, Química, Matemática, Biologia e Astronomia. É parceira do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), desenvolvido com a colaboração do Instituto Federal de Alagoas e de várias Unidades Acadêmicas da Ufal.

A Usina Ciência está localizada no bairro do Farol e está com telefones novos: 3214-1642 e 3214-1627, para agendamento de visitas.