Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / 04 / Professor de física exibe experimentos em 3D

Professor de física exibe experimentos em 3D

Imagens e vídeos foram projetados para o público que participou de palestra no 1º Alagoas Caiite
27 de Abril de 2013
Professor de física exibe experimentos em 3D

Professor Elton Malta, durante palestra no 1º Alagoas Caiite

Renata Menezes - estudante de Jornalismo

O professor do Instituto de Física da Ufal, Elton Malta, participou do 1º Alagoas Caiite e apresentou “A Física do Cinema 3D” . Durante a palestra, ele explicou o funcionamento da tecnologia e exibiu vídeos e imagens em 3D para a plateia.

Segundo o professor, na verdade, o que se vê no cinema e nas televisões com tecnologia em 3D é uma ilusão de profundidade. “Tudo depende da forma como as imagens são captadas pelo cérebro”, explicou.

No Instituto de Física, os estudantes produziram experimentos em 3D com a tecnologia do Anaglifo, que utiliza filtro de cores, a mesma utilizada pelo professor durante a palestra. De acordo com Elton, essa é a técnica mais simples e conhecida para produzir imagens em 3D. “Para obter resultados, são necessários poucos equipamentos e pouco conhecimento técnico”, comentou.

A técnica consiste em fotografar a mesma cena a partir de ângulos diferentes, com duas câmeras posicionadas entre si numa distância média equivalente à distância entre os olhos humanos. Depois, as cores das imagens são filtradas e as duas são unidas, numa sobreposição. Para enxergar o efeito, é necessário usar os óculos de lentes vermelha e ciano.

Imagens
Publicou usou olhos especiais para acompanhar a palestra do professor Elton Malta