Professor de física exibe experimentos em 3D

Imagens e vídeos foram projetados para o público que participou de palestra no 1º Alagoas Caiite

27/04/2013 17h51 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h31
Professor Elton Malta, durante palestra no 1º Alagoas Caiite

Renata Menezes - estudante de Jornalismo

O professor do Instituto de Física da Ufal, Elton Malta, participou do 1º Alagoas Caiite e apresentou “A Física do Cinema 3D” . Durante a palestra, ele explicou o funcionamento da tecnologia e exibiu vídeos e imagens em 3D para a plateia.

Segundo o professor, na verdade, o que se vê no cinema e nas televisões com tecnologia em 3D é uma ilusão de profundidade. “Tudo depende da forma como as imagens são captadas pelo cérebro”, explicou.

No Instituto de Física, os estudantes produziram experimentos em 3D com a tecnologia do Anaglifo, que utiliza filtro de cores, a mesma utilizada pelo professor durante a palestra. De acordo com Elton, essa é a técnica mais simples e conhecida para produzir imagens em 3D. “Para obter resultados, são necessários poucos equipamentos e pouco conhecimento técnico”, comentou.

A técnica consiste em fotografar a mesma cena a partir de ângulos diferentes, com duas câmeras posicionadas entre si numa distância média equivalente à distância entre os olhos humanos. Depois, as cores das imagens são filtradas e as duas são unidas, numa sobreposição. Para enxergar o efeito, é necessário usar os óculos de lentes vermelha e ciano.