Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2013 / 04 / Mídias on-line e democratização da informação em debate no Caiite

Mídias on-line e democratização da informação em debate no Caiite

World Plone Day, Portal Alagoas e videoarte farão parte das atividades do Congresso
17 de Abril de 2013

Jhonathan Pino - jornalista

Ainda há oportunidade de se inscrever em centenas de atividades do 1º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (1º Alagoas Caiite), que acontece entre os dias 22 e 27 de abril, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. As curtidas na Fan Page demonstra que já há muita gente ligada no evento, com mais de 583 curtir e 339 pessoas falando sobre as 354 atividades do Congresso.

Para aqueles que querem conhecer as oportunidades de democratização da informação que a internet proporciona, as opções são muitas, como o ciclo de palestras em comemoração ao World Plone Day, a ser realizado no Auditório I, na quarta-feira, 24, a partir das 9h. No dia, o professor Marcos Hilário, ministra o “Por que Python é tão bom?”;  Juliano Araújo discute “Fazendo Backup de Servidores Plone com Bacula” e Gerdson Silva expõe os “Produtos Plone para o Dia-a-Dia”.

Na Sala Arthur Ramos, no dia 22, a partir das 14h, será formada uma mesa redonda abordando o “Cyber Ativismo e Redes Sociais”. Entre os palestrantes estão os professores Emerson Oliveira, Luciana Santana e Júlio César Gaudêncio, todos do Instituo de Ciências Sociais (ICS).

No dia 23, a campanha eleitoral e uso da internet por candidatos a prefeito em Alagoas serão discutidos por professores e estudantes do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (ICHCA), a partir das 8h, na sala Tavares Bastos.

O Portal Alagoas será mostrado como um exemplo de ferramenta de democratização online, no dia 27, na sala Mangaba. Uma mesa redonda, a partir das 9h, reunirá o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplande, Thiago Ávila; o diretor de Geoprocessamento da instituição, Robson Ramos, e o Gerente de Tecnologia e Aplicação da Secretaria, Valter Ramos.

Cinema em debate

Para aqueles que curtem as mídias, mas preferem se focar na produção audiovisual, a sala Mangaba está repleta de opções, como uma mesa redonda, onde produtores do cinema alagoano estarão reunidos para discutir os “Deslocamentos: a literatura no cinema alagoano”, a partir das 14h, na sala Mangaba, no dia 23.

Na mesma sala, também será possível conhecer o cinema russo, com a exibição de filmes no dia 24, a partir das 14h, ou participar do Arte Papo, com a Mostra de Videoarte Perspectiva Felipe Barros; o debate sobre a “Prática Cineclubista - a relação público, cinema e sociedade, além de A Física do Cinema 3D, tudo no dia 25.

Topo