Ufal antecipa feriado da Consciência Negra para sexta, 16

Por ser feriado estadual, gestão decide acompanhar o Executivo de Alagoas, o Judiciário e o MP

12/11/2012 21h30 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Redação Ascom com Agência Alagoas

A gestão central da Universidade Federal de Alagoas antecipou o feriado do dia 20 de novembro, data alusiva à Consciência Negra e à morte do herói nacional Zumbi dos Palmares, para a próxima sexta-feira, 16. As atividades na Ufal voltam ao normal na próxima segunda, 19.

De acordo com a reitora em exercício, Rachel Rocha, por se tratar de um feriado estadual foi decidido seguir o Decreto 23.314, publicado no Diário Oficial do Estado (página 6), nesta segunda (12). A antecipação do feriado visa a não interrupção dos serviços públicos prestados à sociedade, uma vez que a próxima quinta, 15, é feriado nacional da Proclamação da República. O Tribunal de Justiça de Alagoas e o Ministério Público Estadual também vão antecipar o feriado.

No Hospital Universitário, o feriado permanece na terça-feira, 20, para não prejudicar o atendimento aos pacientes que já estavam com consultas e outros procedimentos médicos agendados.

Comemorações a Zumbi dos Palmares

Este ano, as atividades comemorativas ao Dia da Consciência Negra serão realizadas em União dos Palmares e Viçosa. Em União, a programação será até o dia 24 de novembro com mostra de cinema, shows, palestras, apresentações, uma trilha ecológica Zumbi, fazendo o percurso Serra da Barriga, cachoeira Dois Irmãos, passando pelas comunidades quilombolas Gurgumba e Sabalá. Entre os eventos programados estão a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares e do título de Cidadão Palmarino.

Em Viçosa, serão realizadas oficinas de berimbau, percussão, coco de roda e apresentações de rodas de capoeiras nas praças da cidade. Haverá exposição de arte relacionada à temática “Cultura e Identidade Afro-brasileira” e Concurso da Beleza Negra com escolas municipais e a 1ª Cavalgada da Liberdade, com percurso de União dos Palmares até Viçosa.

A programação completa está disponível no site da Secretaria de Estado da Cultura (Secult/AL).