Projeto de extensão abre inscrições para alunos de Psicologia e de Serviço Social

Atividades envolvem estudo exploratório em comunidades para dependentes químicos

01/11/2012 12h40 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

O projeto de extensão Comunidades de acolhida para dependentes químicos: um estudo exploratório abre inscrições para alunos de graduação em Psicologia e em Serviço Social. A seleção dos estudantes extensionistas acontece entre os dias 5 e 9 de novembro, na secretaria do curso de Psicologia, pela manhã e à tarde. Sob a coordenação do professor Cristóvão Félix Garcia, o grupo tem como objetivo o desenvolvimento de estudos sobre dependência química e a realização de trabalho de campo em comunidades de tratamento e de acolhimento de pessoas viciadas em entorpecentes.

Segundo Cristóvão Félix, 20 alunos serão selecionados para o projeto, sendo dez de Psicologia e dez de Serviço Social. O professor explica que esses estudantes estarão engajados em atividades que unem teoria e prática. “Primeiro faremos o mapeamento das comunidades de acolhida para dependentes químicos; criaremos grupo de estudo sobre dependência química; e, posteriormente, faremos a inserção de alunos de Psicologia e de Serviço Social nesses espaços para que os estudos sejam aprofundados”, destacou.

Para participar do processo seletivo, os interessados devem ter cursado os três primeiros períodos do curso. Os critérios para a seleção dos extensionistas são: apresentação de histórico analítico; interesse pela temática abordada na atividade de extensão; e disponibilidade de, no mínimo, quatro horas semanais dedicadas ao projeto, que está previsto para iniciar no próximo período letivo, a partir do dia 12 de novembro deste ano.