Museu Théo Brandão lança boletim informativo

Trupé é um termo que designa o sapateado ou pisada com a qual os dançadores marcam o ritmo durante a dança do Coco

30/10/2012 12h35 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Por Jacqueline Batista

Com o objetivo de divulgar as ações, pesquisas e projetos desenvolvidos, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore (MTB) acaba de lançar o boletim Trupé.

Trupé é um termo que designa o sapateado ou pisada com a qual os dançadores marcam o ritmo durante a dança do Coco. As quatro primeiras edições do boletim serão dedicadas ao programa “Folguedos Populares em Alagoas: recuperação, disponibilização e pesquisa nos acervos sonoro, fotográfico e documental do Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore”.

Nesta primeira edição, Trupé entrevista o diretor do MTB, Wagner Chaves, que, entre outros assuntos, fala como surgiu a ideia de elaborar um programa de recuperação do acervo do Museu.  Em seguida, o boletim apresenta uma matéria que mostra como o trabalho vem sendo realizado e estruturado. O último texto faz parte da seção “Desvendando o acervo”, que vai constar nas primeiras edições do boletim, com o objetivo de revelar os “achados” que os pesquisadores têm encontrado no acervo de Théo Brandão.  Nesta primeira edição, o “Desvendando o acervo” revela quem era a mestra de Baianas preferida de Théo Brandão.

Para acessar o boletim, clique aqui