Festa: Festival de Comunicação expõe o 'belo'

Festival reúne criações dos alunos do curso de Comunicação Social com exposição de artes sobre a percepção da beleza estética

17/10/2012 10h45 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h36

Pedro Mesquita - estudante de jornalismo

Muitas cores, formas regulares, simetria, pinturas e obras de arte diversas. Esses elementos trazem uma mistura de sentimentos e emoções, fazendo despertar em seus admiradores o prazer ou até mesmo o desagrado do que está sob seus olhares. Pensando nisso um grupo de alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Alagoas realiza nesta sexta-feira, 19, o III Festival de Estéticas da Comunicação (Festa).

O evento vai marcar a exposição das criações feitas pelos próprios estudantes, sob a orientação do professor Ronaldo Bispo. Todas as atividades serão realizadas dentro do bloco e estarão abertas ao público universitário e maceioense.

Após dois anos sem o festival – suas últimas edições foram em 2009 e 2010 -, 2012 representa o retorno do tradicional encontro dos comunicólogos. Através de obras como pinturas, fotos, curtas-metragens e músicas, os artistas mostrarão um pouco do potencial por trás do curso de comunicação. A partir das 15h os visitantes poderão assistir as apresentações e desfrutar das artes que serão exibidas no prédio.

As exposições serão feitas com os trabalhos referentes às notas finais das disciplinas de Estética e Estética da Comunicação, ambas ministradas por Bispo. Uma das intenções é mostrar à comunidade uma parcela das criações dos estudantes e despertar a sensibilidade, trazendo à tona o verdadeiro significado da ciência que estuda a percepção do belo.

“O Festa é uma oportunidade ótima para movimentar o curso de Comunicação Social da Ufal e mostrar sua face mais criativa e atraente. Através das investidas artísticas dos estudantes de Jornalismo e Relações Públicas podemos revigorar nossa autoestima e gerar um sentimento de abraço coletivo”, explicou o professor.

O final do encontro culminará com a discotecagem de Ij Abutre (Ronaldo Bispo), seu trabalho como profissional da área consiste em selecionar, interferir e disseminar ideias em uma espécie de pop filosofia. O estudante e um dos organizadores do Festa, Matheus Sandes, também animará o evento com sua seleção musical.