Aluna de Letras cria blog lúdico para o ensino de Espanhol

Com apenas 19 anos, Jade Neves coloca no espaço virtual experiências de uma década

16/09/2012 17h55 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Jade Neves (centro) utiliza o blog para ampliar aprendizagem dos alunos do Projeto Casas de Cultura no Campus

Jhonathan Pino - jornalista

Foi em maio de 2011 que Jade Neves resolveu reunir em um blog todas as suas experiências no ensino da língua espanhola. Aquí Hablamos é um espaço virtual com jogos, filmes, dicas de sites e músicas voltadas para o ensino e aprendizagem da língua latina. Apesar de possuir 19 anos e de estar apenas em seu terceiro período do curso de Letras da Universidade Federal de Alagoas, a aluna semanalmente auxilia seus amigos interessados pelo idioma com ferramentas lúdicas de aprendizagem.

A ideia de criar o blog teve início quando ela tinha 15 anos e já passava suas primeiras instruções na língua para amigos de redes virtuais. “Há mais ou menos quatro anos, depois de pedidos de alguns colegas do site Livemocha, eu comecei a dar aulas online, tanto de espanhol como de português para estrangeiros. Então eu elaborava material e mandava para eles. Mas como estava perto de fazer o vestibular, tudo começou a ficar muito pesado para mim, então eu tive que parar por um tempo”, lembrou Neves.

Apesar de ser professora ainda em fase prematura, já havia seis anos que Jade se familiarizava com a língua espanhola. O Livemocha, sitío citado por ela, que oferta aprendizagem gratuita e colaborativa de diversas línguas, lhe proporcionou os primeiros contatos com pessoas de outras nações. Logo, muitos dos contatos viraram amigos e continuaram a aprender com o auxílio dela, a partir de outras ferramentas, como o Skype.

Foco nos alunos das Casas de Cultura

Jade teve sua primeira experiência em sala de aula em 2011 no Projeto Casas de Cultura no Campus. A partir de então ela passou a colocar no espaço muito do conteúdo que era dado nas suas aulas. Laureny Lorenço, coordenadora do projeto, relata que as atividades lúdicas são importantes para a motivação no processo de aprendizagem dos alunos.

“Há, atualmente, muitos espaços virtuais para a aprendizagem de idiomas. Muitos deles estão vinculados a cursos livres, ou escolas de idiomas. No entanto, os que mais me interessam são os criados para públicos “reais”. O que seria isso? Por exemplo, o “Aquí Hablamos” teve seu projeto pensado para os alunos da professora Jade e, como está muito bem elaborado, foi atraindo outras pessoas, não só os próprios alunos dela”, relatou Laureny.

Auxílio aos professores

Como forma de ajudar professores, Neves disponibilizou conteúdo específico para a categoria, como dicas de dinâmica e gramática. “Na verdade, está tudo muito conectado. Muitas coisas que eu preparo para alunos, também são interessantes para professores, como os jogos e atividades. Tanto os alunos podem baixar e usar em casa, para treinar o que aprenderam, e os professores podem levar para usar na sala de aula”.

Para Laureny, apesar destes espaços virtuais terem muito êxito com pessoas autodidatas, o auxílio dos professores é essencial. “Eu penso que para algumas pessoas, os chamados autodidatas, pode sim funcionar, ter eficácia. Porém, para a grande maioria dos estudantes de idiomas, o contato com o professor, com o ambiente da sala de aula e com a troca interpessoal, é o mais importante e mais eficaz quando falamos em aprendizagem de idiomas”, defendeu.

Acesse o blog