Pronatec conclui capacitação em Coruripe

Gestores também discute melhorias para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

24/08/2012 12h15 - Atualizado em 14/08/2014 às 10h35
Marilda Melo, coordenadora do Pronatec-ETA, parabeniza alunos da capacitação pelo comprometimento e pelos bons resultados alcançados ao longo do curso

Myllena Diniz – estudante de Jornalismo

Representantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Alagoas participaram, na terça-feira (21), de reunião com o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional, Alberto Sexta-Feira, para discutirem melhorias no andamento do programa de qualificação. Na Universidade Federal de Alagoas, as articulações do Pronatec acontecem por meio da Escola Técnica de Artes (ETA), que concluiu nesse mesmo dia as atividades do curso de Artesanato de Biojoias, em Coruripe.

Durante a manhã, participaram da reunião com o secretário Alberto Sexta-Feira representantes do Ministério do Trabalho, das secretarias de Estado da Educação e da Assistência Social, e de instituições responsáveis pelas articulações do Pronatec em Alagoas, como a Escola Técnica de Artes (ETA), representada pela professora Rita Namé e pela coordenadora do programa, Marilda Melo. No encontro, o grupo propôs a reativação do Fórum Permanente do Trabalho, com a finalidade de fundamentar e de estimular a rede estadual da Secretaria de Trabalho e membros associados ao órgão.

De acordo com o secretário, é importante formar malha de ações públicas voltadas para a qualificação profissional, de modo que não sejam desconstruídas as formas de atuação do Pronatec. “Dispersar ações não conduz a resultados positivos”, acrescentou Sexta-Feira.

Geração de renda

Para os representantes da ETA, as atividades referentes ao Pronatec prosseguiram durante todo o dia. No período da tarde, o grupo participou da cerimônia de encerramento do curso de Artesanato em Biojoias, em Coruripe, resultado de parceria entre o programa e a escola técnica. Com início do dia 13 de junho desse ano, o curso formou 25 pessoas ao longo de 160 horas.

Segundo a coordenadora do Pronatec na Ufal, Marilda Melo, o engajamento dos alunos é uma das justificativas para os bons resultados da capacitação de artesãos de biojoias. “O sucesso do curso se deve ao índice zero de evasão. Além disso, obtivemos ótimos resultados com os produtos elaborados pelos alunos”, salientou.

A qualificação direcionada ao artesanato de biojoia foi pensada de acordo com os potenciais e as demandas de Coruripe, município considerado polo de produção da palha de Ouricuri. A capacitação ofertada pelo Pronatec utilizou a matéria-prima da região para a elaboração de cestas, bolsas, sousplats, depósitos para queijos e para bolos, e outros materiais.

Herlândia Santos, instrutora da capacitação, destacou que o curso proporciona perspectivas de geração de renda e relatou as suas expectativas. “Eu espero que, em algum momento, as pessoas que foram capacitadas por mim possam participar do Pronatec como instrutoras”, revelou.